21/09/2021

DOSSIÊ: "Tempos sombrios"

Revista Cadernos Zygmunt Bauman

DOSSIÊ: "Tempos sombrios"


Este título da obra de Hanna Arendt, buscou biografar personalidades que contribuíram para Filosofia, Educação, Direito e Cultura (Por exemplo, Hermann Broch e João XXIII, Rosa Luxemburgo e Jaspers, Isak Dinesen e Bertold Brecht, Heidegger e Walter Benjamin etc..), marcados pela emergência do totalitarismo na forma do nazismo e do stalinismo. Por isso, a Revista Cadernos Zygmunt Bauman abre este dossiê que pretende reunir ensaios biográficos de homens e mulheres que viveram os "tempos sombrios" no século XX e XXI em território brasileiro e português.

Como Hannah Arendt buscamos uma reflexão apaixonada, e por vezes implacável, aos erros e acertos dessas personalidades, suas culpas e vitórias, responsabilidades e irresponsabilidades perante a realidade que enfrentaram, sempre movido pela solidariedade e dignidade humana, em última tentativa de o triunfo do niilismo e do totalitarismo numa época de experiências catastróficas. (Texto extraído parcialmente do site: https://www.travessa.com.br/homens-em-tempos-sombrios/artigo/15030043-e900-41c5-b765-45d645715d36)

Sendo assim, receberemos artigos biográficos de 8 a 25 páginas, conforme a orientação abaixo:

- Quanto à formatação, os artigos devem conter: Margens: 3cm. (esquerda); 2 cm. (direita); 3cm. (superior); 2cm. (inferior). Alinhamento: Justificado. Estilo de fonte: Georgia (para todo o artigo).Tamanho de fonte: 12pt (corpo de texto).Tamanho de fonte para citações longas: 11pt. Tamanho de fonte em notas de rodapé: 11pt. Títulos e subtítulos: Em caixa alta apenas o título, subtítulos em letras minúsculas. Espaçamento entre linhas: 1,5. Recuo para citações longas: 4cm. Espaçamento para citações longas: 1,0.Quanto aos elementos textuais: O artigo não deve conter nome completo do(s) autor(es), titulação e e-mail. Título (em português): de até 125 caracteres (com espaço). Resumo (em português e em inglês): de 700 a 1.000 caracteres (com espaços). Palavras-chaves (em português e em inglês): até 5 palavras-chaves. Referências: devem conter nelas as referências completas das obras citadas que devem ser apresentadas em ordem alfabética pelo sobrenome do autor ao final do artigo. O texto deve conter também: Introdução; Problemática de Pesquisa e Fundamentos Teóricos; Objetivos; Metodologia; Resultados e Considerações Finais. O texto deve conter, no mínimo, 10 laudas, no máximo, 25 laudas, não sendo contabilizado como lauda os elementos textuais. É importante que o autor tenha seu Currículo Lattes atualizado. É reservado ao conselho editorial o direito de não publicar imediatamente, podendo ser publicado posteriormente ou reencaminhar o original ao autor com sugestões de mudanças e possíveis considerações;

 
OBS: Este periódico está disponível no Portal de Periódicos CAPES/MEC, no sistema LIVRE,  indexado no Google Acadêmico, no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/IBICT), no Latindex (Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal), cadastrado no Diadorim, diretório de políticas das revistas científicas brasileiras sobre o acesso aberto aos artigos por meio de repositórios institucionais.

Link: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/index