30/10/2020

Fundamentos Filosóficos da Antropologia Franciscana

Santa Maria/RS

Data inicial e data final: 30/10 - 08/12/20

Título da revista: Thaumazein: Revista Online de Filosofia

Instituição à qual está vinculada (informando, também, programa e/ou departamento): Universidade Franciscana, Curso de Filosofia 

Link com direcionamento para diretrizes: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/about/submissions#authorGuidelines

Deve constar no texto e-mail para contato: thaumazein@ufn.edu.br

Qualis: B4.

Editor: Eduardo Ruttke von Saltiel

Texto de lançamento:

"

Estudiosos da filosofia franciscana sustentam que o ser humano deve ser compreendido a partir de uma perspectiva relacional (ver, por exemplo: MERINO, FRESNEDA (eds.) Manual de Filosofia Franciscana. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005). 

Levando em consideração essa ideia fundamental, o número 26 da Thaumazein: Revista Online de Filosofia objetiva reunir textos que exploram a tese da relacionalidade humana a partir de diferentes pontos de vista. Por isso, convidamos a submeterem seus artigos autoras e autores que investigam fundamentos da antropologia franciscana, assim como investigadoras e investigadores que examinem seus desdobramentos contemporâneos.

Compreendemos aqui por "fundamentos da antropologia franciscana" textos que versem sobre: i) autores anteriores ao surgimento da ordem franciscana no século XIII, mas que contribuíram para estabelecer as bases da compreensão humana enquanto relacional; ii) artigos sobre clássicos da tradição filosófica franciscana, como Alexandre de Hales, Boaventura de Bagnoregio, Rogério Bacon, Pedro João de Olivi, João Duns Scotus, Guilherme de Ockham etc.; ou, ainda, iii) artigos sobre autores que dialogam com essa tradição, tal como em obras realizadas ao longo do período intermediário entre o medievo e a modernidade.

Também estão convidad@s a contribuir autoras e autores que versem sobre desdobramentos contemporâneos da ênfase sobre a relacionalidade humana, materializados em textos que contribuam para essa investigação seja de uma perspectiva da fenomenologia ou da filosofia analítica."

Link: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/index