02/05/2021

Novos números da Revista Analytica

É com imenso prazer que os editores da revista Analytica comunicam que já está disponível em nosso site (https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/index) o novo número de nossa revista. Trata-se do volume 23, número 1, que tem por título Idealismo Alemão.


Este volume principia com dois artigos sobre a filosofia de Hegel, da autoria de Federico Sanguinetti e de Magdiel Martinez Gomez. Segue-se uma discussão acerca do livro Como Nasce o Novo, de Marcos Nobre. O autor faz uma breve apresentação do livro, seguida de artigos críticos de Márcia Gonçalves e de Luiz Philippe de Caux, aos quais ele responde no artigo seguinte. Encerra este volume uma apresentação por Luciano Utteich do texto clássico de Dieter Henrich “O Eu de Fichte” seguido da tradução, feita pelo próprio Luciano Utteich, do texto.


O número 2 do volume 23 já se encontra preparado e será lançado nas próximas semanas. 

 

Da mesma forma, o volume 24 (1-2), que se associa às diversas homenagens ao scholar francês Jean-Marie Beyssade, falecido em 2016, está pronto e deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre. Nele, se encontram as traduções de diversos de seus artigos por renomados especialistas brasileiros na história da filosofia moderna, com vistas a trazer para o debate brasileiro os importantes resultados obtidos pelo trabalho de Jean-Marie Beyssade.


Segue abaixo o índice do presente número:


Artigos:
1 - Federico Sanguinetti - O conceito hegeliano de ‘correção’ e suas relações com o conceito hegeliano de ‘verdade’
2 - Magdiel Martinez Gomez - Los acuerdos de Kierkegaard y Hegel sobre la demostración de la Existencia de Dios
3 - Marcos Nobre - Fenomenologia do Espírito como modelo filosófico. Uma apresentação de Como Nasce o Novo -
4 - Márcia Cristina Ferreira Gonçalves - O compromisso entre o velho e o novo na Fenomenologia do Espírito de Hegel Uma discussão acerca do livro de Marcos Nobre
5 - Luiz Philipe de Caux - De onde vem o “novo” Três objeções a Marcos Nobre
6 - Marcos Nobre - Reações


Traduções
7 - Luciano Carlos Utteich - Apresentação do artigo “O Eu de Fichte”, de Dieter Henrich
8 - Dieter Henrich - O Eu de Fichte