Programas Associados

Os Programas de Pós-Graduação em Filosofia


Existem hoje no Brasil 54 Programas de Pós-Graduação em Filosofia reconhecidos pela CAPES, nos quais são oferecidos 54 cursos de mestrado, sendo um mestrado profissional, um mestrado profissional em rede, e 31 cursos de doutorado. Todos eles são filiados à ANPOF ou estão em processo de filiação.


A pós-graduação em Filosofia teve início nos primeiros anos da década de 1970 e, de lá para cá, passou por um constante processo de desenvolvimento, com acentuada expansão a partir dos anos 2000. Até 2000, apenas quatro estados brasileiros possuíam doutorados em Filosofia: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em 2013 já havia 3 doutorados fora das regiões Sul e Sudeste e em 2016 já eram 5. Atualmente, em 2020 já há 9 programas, ainda com possibilidade de ampliação. De acordo com os dados da Plataforma Sucupira, coletados no ano de 2020. No cômputo total, saímos de 44 programas em 2013 para 54 em 2020, sendo que de 24 programas de doutorado em 2013 passamos para 34 em 2020.


Vários programas vêm passando por dificuldades para se consolidar, em grande medida devido ao cenário político crítico que tem redundado em desinvestimento na pós-graduação, notadamente na área de humanidades e em programas regionalmente importantes. A despeito disto, a área já vem experimentando uma pluralidade extraordinária na pesquisa, no ensino e na produção qualificada que vem impactando positivamente e de modo decisivo a nossa área.


Há aproximadamente 1000 docentes credenciados nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia no país. A despeito do que se podia prever em meados da década passada, a expansão qualificada da pós-graduação em Filosofia vem se mantendo, com a abertura de vários novos cursos de mestrado e também de doutorado de programas que vêm se consolidando nos últimos anos. Este movimento está em risco, mas julgamos que há ainda possibilidade de a expansão qualificada se manter ainda por algum tempo.


Nas páginas dos PPGs no portal da ANPOF podem ser encontradas informações sobre as atividades de cada programa, suas linhas de pesquisa, processo seletivo e eventos.

 

Documentos relacionados: