Capes e Ministério Público chegam a acordo para divulgar avaliação da pós-graduação

09/09/2022 • Clipping

Folha de São Paulo - Acordo precisa de homologação da Justiça, que, a pedido da procuradoria, havia suspendido divulgação por questionamentos às regras Leia mais (…)

Coletivos da USP assinam nota de repúdio contra departamento de filosofia

10/08/2022 • Clipping

Carta foi elaborada pela Comissão de Implementação de Ações Afirmativas, criada no ano passado e formada por alunos e professores do curso da pós-graduação. Dez coletivos e associações da USP (Universidade de São Paulo) assinaram uma nota de repúdio à falta de a (…)

Ciência na Rua: Mapa para o passado, bússola para o futuro

27/07/2022 • Clipping

Ciência na Rua transmitiu conversa sobre novo livro de Marcos Nobre; autor debateu surgimento do bolsonarismo, política digital e caminhos para o futuro Há quem diga que o Brasil foi para a lama; outros, que a política nacional está no fundo do poço. Seja qual for o lugar em que nos encontramos em 2022, ap&oacu (…)

XIX Encontro Nacional da Anpof será realizado presencialmente em Goiânia entre 10 e 14 de outubro

19/04/2022 • Clipping

Anped - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional, presencialmente, em Goiânia/GO. As inscrições com su (…)

"Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos"

13/04/2022 • Clipping

Clipping DW - "Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos", por Edison Veiga "Considerada uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade, a psicóloga e ativista social Cida Bento lança livro sobre as dificuldades de inserção de negros no mercado de trabalho." Lei (…)

?Devemos ensinar às pessoas como, e não o que pensar?, diz biógrafo do filósofo Diderot

13/04/2022 • Clipping

Clipping - O Globo "O filósofo Denis Diderot (1713-1784) seria o padroeiro da Wikipedia e, de certa forma, do Google. É o que diz o biógrafo Andrew Curran, professor de humanidades no departamento de francês da Universidade Wesleyan (EUA) e autor de “Diderot e a arte de pensar livremente”, lançado no (…)

Por uma filosofia da aventura

11/04/2022 • Clipping

Um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro por Arthur Grupillo Se eu pudesse caracterizar a juventude com uma palavra, seria ‘ansiedade’. A década que vivi entre os meus 16 e 26 anos de idade — embora isso não signifique, absolutamente, que foi a menos feliz — certamente foi, de long (…)

Comunicado da Red Española de Filosofía diante da exclusão da filosofia do currículo da educação básica espanhola

31/03/2022 • Clipping

Comunidade filosófica espanhola se mobiliza contra exclusão da filosofia da educação básica, estabelecida pelo Decreto 217/2022, publicado em 29 de março pelo Ministério da Educação e Formação Profissional espanhol.  A partir do decreto, a disciplina de Filosofia fica fo (…)

Sobre a Lei das Cotas

25/03/2022 • Clipping

Em agosto de 2012, entrou em vigor a Lei 12.711, denominada "Lei das Cotas".  Essa lei dispõe sobre ações afirmativas para ingresso nas instituições federais de ensino superior e ensino técnico de nível médio.   O artigo 7o dessa lei determina que “no prazo de dez a (…)

Bolsas de estudos alcançam o menor valor da história

16/03/2022 • Clipping

Folha de São Paulo: Bolsas de estudo alcançam o menor valor da história. Programas de pós-graduação altamente qualificados têm vagas ociosas. Leia mais  (…)