MPF convoca audiência para debater distribuição de verbas de pesquisa e critérios de avaliação dos programas de pós-graduação

22/02/2022 • Clipping

O Ministério Público Federal (MPF) divulgou edital de convocação de audiência pública, a ser realizada de forma remota, no dia 22 de fevereiro de 2022, a partir das 13h30, para tratar dos critérios de avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) promovida pela Funda&cce (…)

SBPC envia carta à Capes sobre audiência pública para debater a Avaliação Quadrienal

22/02/2022 • Clipping

No documento, Renato Janine Ribeiro solicita informações a respeito dos preparativos, possíveis consequências e da expectativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior sobre o debate. O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine (…)

Alfenas-MG aprova Lei de obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia, com Olimpíada, no Ensino Fundamental

18/02/2022 • Clipping

Nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, a Câmara Municipal de Alfenas, aprovou a Lei que institui a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Lei cria também a Olimpíada Municipal de Sociologia e Filosofia. Leia mais (…)

Capes abre inscrições para apoio a eventos no País

14/02/2022 • Clipping

Programa destina R$20 milhões a serem distribuídos entre os eventos selecionados Leia na íntegra aqui. (…)

Capes prorroga mandatos das coordenações de área, divulga novo calendário da Avaliação Quadrienal e revoga portaria sobre Qualis Periódicos

24/01/2022 • Clipping

Em comunicado enviado nesta quarta-feira (15), a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(Capes), Cláudia Mansani Queda de Toledo, informa a comunidade científica, por meio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que atendeu às demandas apresentada (…)

SBPC manifesta preocupação com demissão do diretor de Avaliação da Capes

24/01/2022 • Clipping

A SBPC manifesta sua preocupação ante a demissão do diretor de Avaliação da CAPES, no momento em que deveriam estar todos os empenhos da agência voltados para a efetuação tranquila e cooperativa da Avaliação Quadrienal, e expressa sua expectativa de que esta possa começar o mais (…)

Obra de Hannah Arendt é a mais profunda sobre liberdade política, diz professor

30/11/2021 • Clipping

Richard J. Bernstein lança no Brasil livro sobre pensamento da filósofa e discute, em entrevista, atualidade de seus conceitos. Leia mais (…)

Pelo menos 52 pesquisadores da Capes que atuam em avaliação renunciam coletivamente

30/11/2021 • Clipping

Cinquenta e dois pesquisadores da área de Matemática, Probabilidade e Estatística (Mape), e da área de Física da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) renunciaram coletivamente aos cargos. Em duas cartas, uma da semana passada e outra desta segunda-feira,  os cien (…)

Após reunião com diretores, Secretaria de Educação decide manter Filosofia na grade curricular da rede municipal de Porto Alegre

30/11/2021 • Clipping

Após reunião realizada na tarde desta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Porto Alegre decidiu manter a disciplina de Filosofia na grade curricular da rede de ensino municipal. A proposta de retirar a matéria e incluir o Ensino Religioso como conteúdo obrigatório no Ensino Funda (…)

As doze máscaras dos negacionistas

Léo Peruzzo Júnior

Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PUCPR. Pós-Doutor em Filosofia pela Università Ca´ Foscari, Veneza.

27/07/2021 • Clipping

Poderia alguém posicionar-se sobre aquilo que desconhece? Sim. Esta é a resposta simples, óbvia e infeliz dos negacionistas. Segundo eles, pouco importam os argumentos e evidências disponíveis para a avaliação crítica de um tema. O seu jogo consiste, como obser (…)