Sociedade Brasileira de Física repudia ataque às ciências humanas e mais um corte de 30% na educação

03/05/2019 • Clipping

SBF- Sociedade Brasileira de FísicaO Brasil sem dúvida apresenta muitos problemas, demandando grande esforço conjunto para atingirmos o grau de desenvolvimento humano que nosso povo tanto merece e necessita. Mas apesar de todas as nossas dificuldades e deficiências, vivemos numa sociedade ampla e dinâmica, com claro potencial de crescimento, e que p (…)

Humanas e Sociais não são ideologia, diz grupo que reúne 6 mil cientistas

03/05/2019 • Clipping

Educação.UolA SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que representa mais de 6 mil cientistas, se manifestou hoje contra a proposta do governo de reduzir o investimento em faculdades de filosofia e sociologia.... https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/04/26/ciencias-humanas-sociais-nao-sao-ideologias-diz-sbpc.htm (…)

PRONUNCIAMIENTO DEL OFM EN APOYO DE LA FILOSOFÍA Y SOCIOLOGÍA EN BRASIL

03/05/2019 • Clipping

Observatorio Filosófico de MéxicoAnte las declaraciones del presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, de que se pretende descentralizar la inversión en las Facultades de Filosofía y Sociología con el argumento de que es necesario enfocarse en aquellas carreras y áreas del conocimiento que sean productivas y redituables, diversas organizaciones e instit (…)

Brazil funding cuts ‘threat to democracy’, global scholars warn

03/05/2019 • Clipping

Times Higher EducationOpen letter signed by more than 1,500 academics worldwide urges Brazilian government to shelve proposals to withdraw philosophy and sociology in public universities May 3, 2019 By Rachael Pells Twitter: @rachaelpells Academics from across the globe have called on the Brazilian government to cancel savage cuts to university fun (…)

APA & ASA Issue Open Letter on Brazil’s Plans to Cut Philosophy & Sociology Programs in Brazil

03/05/2019 • Clipping

American Philosophical AssociationToday, the American Philosophical Association and the American Sociological Association issued an open letter in response to President Bolsonaro’s proposal to defund philosophy and sociology programs in Brazil.https://www.apaonline.org/news/449877/APA--ASA-Issue-Open-Letter-on-Brazils-Plans-to-Cut-Philosophy--Socio (…)

Por que não a Filosofia?

03/05/2019 • Clipping

Uma sociedade que decide condenar a Filosofia precisa explicar por que o faz. Ela é inútil? Supérflua? Desnecessária? Seja qual for o adjetivo usado para (des)qualificá-la, será necessário argumentar para defender uma posição. E argumentar, com honestidade intelectual, requer apresentar boas razões para que uma determinada conclusão possa se (…)

Declaración de la Asociación Latinoamericana de Sociología en defensa de las Ciencias Sociales y Humanas

02/05/2019 • Clipping

ALAS - Asociación Latinoamerica de SociologíaDeclaração da Associação Latino-americana de Sociologia em defesa das Ciências Sociais e Humanas A Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) expressa seu mais enérgico rechaço aos recentes anúncios do Governo brasileiro, de intenções de cancelamento dos investimentos na educação supe (…)

AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ENSINAM A PENSAR, CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE ILUSTRADA, DEMOCRÁTICA E PRODUTIVA

02/05/2019 • Clipping

ABC.ORGLeia na íntegra a carta do Presidente da ABC ao Presidente da República, com cópia para o ministro da Educação, enviada em 30 de abril: Ao Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro C/c: Ao Sr. Abraham Weintraub, Ministro da Educaçãowww.abc.org.br/2019/05/01/as-ciencias-humanas-e-sociais-ensinam-a-pensar-condicao-necessaria-pa (…)

EDITORIAL - A visão do Guardian sobre o ensino superior: os seres humanos precisam das humanidades

30/04/2019 • Clipping

FONTE: https://www.theguardian.com/commentisfree/2019/apr/30/the-guardian-view-on-higher-education-humans-need-the-humanities O governo autoritário e populista de Jair Bolsonaro no Brasil é culpado de muitos crimes. Alguns, como o ataque à floresta tropical, prejudicarão o mundo inteiro. Outros só vã (…)

Nota de Repúdio da SBL - Sociedade Brasileira de Lógica

29/04/2019 • Clipping

Sociedade Brasileira de LógicaNota de repúdio da Sociedade Brasileira de Lógica às declarações de Sua Excelência, Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, e Sua Excelência, Ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub Em apoio à ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia. Em apoio (…)