Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Uma onda de desistências: o desgosto generalizado nas Universidades

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

01/07/2022 • Coluna ANPOF

Artigo publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A revista Nature publicou recentemente um artigo com o título “Has the ‘great resignation’ hit academia?”. Em tradução livre, “por que tantos acadêmicos decidem deixar a carreira acadêmica?”. Esse tema também (…)

Filosofia desenraizada: uma resposta a Chitolina

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

30/06/2022 • Coluna ANPOF

Em linhas gerais, um recente texto da coluna da Anpof, intitulado “Filosofia desenraizada: um vício de origem”, do Prof. Dr. Claudinei Luis Chitolina, revive questões já discutidas há tempos, por exemplo, pelos Prof. Dr. José Crisóstomo, Prof. Dr. Julio Cabrera, Prof. Dr. Murilo Seabra, dentre outros, (…)

Filosofia e Democratização do Conhecimento

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

23/06/2022 • Coluna ANPOF

Longe se vai sonhando demais (Caçador de Mim, composição de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá)    Há alguns dias, meu pneu furou, e fui a uma oficina para consertá-lo. Em lá chegando, havia três ou quatro homens, esfarrapados e besuntados de graxa, ouvindo música. (…)

O que é o tempo?

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

21/06/2022 • Coluna ANPOF

Neste espaço [1] abordarei não somente a pergunta “O que é o tempo?”, como também arriscarei ir além. Portanto, a pergunta que tentarei responder nas próximas páginas é: “O que é o tempo e quais as dificuldades de lidarmos, enquanto indivíduos e dentro da filosofia, c (…)

Carolina Maria de Jesus: contribuições para pensar o Brasil

Maísa Martorano Suarez Pardo

Doutora em Filosofia (Unicamp); Pesquisadora Pós-Doutorado Departamento de Filosofia - CECH Universidade Federal de São Carlos

16/06/2022 • Coluna ANPOF

Como eu poderia abordar a obra de Carolina de Jesus sem cair na armadilha de romantizar sua experiência de vida? Como escapar ao conto da mulher negra e pobre que, mãe de três filhos e moradora da favela do Canindé em São Paulo realizou o sonho de se tornar escritora. Esclareço de antemão que, de maneira nen (…)

Filosofia desenraizada: um vício de origem

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

09/06/2022 • Coluna ANPOF

A presença ou a existência de atividade filosófica (cursos, pesquisa, teses, eventos, livros, dicionários, artigos etc.) entre nós não é per se demonstração de que filosofamos ou de que fazemos ou produzimos filosofia. É possível apropriar-se ou reproduzir ideias filosófic (…)

Um exercício para a imaginação política: identidades, debate público e polarização

Laiz Fraga Dantas

Doutora em Filosofia pela UFBA, Membro do GT Poética Pragmática e do Grupo de Estudos Independente Mulheres e Filosofia (GEIMF)

02/06/2022 • Coluna ANPOF

O cenário atual exige imaginação política. Se, por um lado, presenciamos o avanço das pautas sobre identidade – feminismo, luta antirracista, LGBTQIA+ –, com conquistas significativas e uma inserção cada vez maior no debate público, por outro lado, há um crescimento expressivo de (…)

O que Karl Marx disse sobre Jeremy Bentham?

Wesley Sousa

Mestrando em Filosofia pela UFSC

26/05/2022 • Coluna ANPOF

Durante a graduação, tive contato com a filosofia moral inglesa, em especial John Locke e David Hume. Nos corredores da universidade, um professor meu, especialista no pensamento de Jeremy Bentham, em uma conversa casual comigo, pude falar que Marx havia escrito algumas coisas sobre Bentham. Lembrando disso, anos depois, ofereço algu (…)

Dostoiévski e a beleza capaz de salvar o mundo

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

19/05/2022 • Coluna ANPOF

“Senhores—gritou alto para todos—, o príncipe afirma que a beleza salvará o mundo! [...]  Qual é a beleza que vai salvar o mundo?  [...]” O príncipe o examinou atentamente e não lhe respondeu [1]. Para Dostoiévski, segundo suas próprias palavras, “o belo &eacut (…)

O contrato sócio-racial brasileiro (em memória de Charles W. Mills)

Manoel Pereira Lima Junior

Professor da rede estadual do estado da Bahia e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação da UFBA. Membro do GT Filosofia e Raça

12/05/2022 • Coluna ANPOF

Se o estado de natureza a partir do qual os contratualistas europeus fundaram a sociedade civil foi hipotético e fictício na Europa, no Brasil, eles tornaram esse estado hipotético algo factual. O contrato social luso-brasileiro tem um documento histórico que narra sob quais condições o contrato foi formalizado. (…)