Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Bolsonaro e a pandemia: indiferença como forma de governo

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

16/02/2021 • Coluna ANPOF

Por Prof. Jelson Oliveira (PUCPR) Texto publicado originalmente no dia 8 de fevereiro de 2021 no Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a Coluna Anpof.  O princípio básico da vida pública é o interesse e o compromisso com o bem do próximo, principalmente os mais vulneráveis. A finalidade do Estad (…)

O eu, o outro e o mundo pandêmico

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando e mestre em Filosofia pela UFBA

11/02/2021 • Coluna ANPOF

Marcelo Vinicius Miranda Barros Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)  Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da ANPOF     O prof. Dr. Waldomiro Silva Filho (UFBA) escreveu o ensaio “Atoleiro Epistêmico” para a coluna da Anpof, que trata a respeito da pan (…)

Quando duas crises se encontram: a pandemia e o negacionismo científico

Ernesto Perini-Santos

Professor de Filosofia (UFMG)

08/02/2021 • Coluna ANPOF

Por prof. Dr. Ernesto Perini-Santos (UFMG) a convite da Anpof para a campanha #todospelasvacinas Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 28 de janeiro de 2021. Quando a pandemia da COVID-19 surgiu, o mundo enfrentava um desafio de um tipo diferente, mas também nefasto, o negacionismo científico. Este tipo de negacionism (…)

Homenagem a Anna Carolina Regner                 

02/02/2021 • Coluna ANPOF

                                                                                                    & (…)

Atoleiro Epistêmico

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

02/02/2021 • Coluna ANPOF

Numa democracia a confiança epistêmica nos outros é algo absolutamente necessário. Não apenas na democracia, mas na experiência humana em geral nós somos epistemicamente dependentes uns dos outros, da palavra dos outros, do testemunho dos outros, pois dependemos de uma rede de coopera&cce (…)

Neutralidade na ciência e injustiça epistêmica

Susana de Castro

UFRJ/PPGF – Coordenadora do GT Filosofia e Gênero da Anpof
Integrante do GT Filosofia e Gênero

Caroline Marim

19/01/2021 • Coluna ANPOF

Texto publicado no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 15 de janeiro de 2021 em parceria com a Anpof. No Norte Global, a noção de que os feminismos não representam apenas um movimento social e político, mas também uma epistemologia, é bastante conhecida. Epistemólogas sociais feministas como S (…)

A Suprema Corte dos EUA e seus bolos de casamentos hiperexpressivos

29/12/2020 • Coluna ANPOF

Prof. Dra. Mariana Pimentel Fischer UFPE A conservadora Amy Coney Barrett deverá tomar posse em breve na Suprema Corte dos EUA, que, a partir de então, contará com uma sólida maioria conservadora: seis magistrados contra apenas três de tendência progressista. Muito tem se falado sobre retrocessos com rela&cce (…)

Paul Ricouer e as ameaças a tolerância

22/12/2020 • Coluna ANPOF

Elton Moreira Quadros Quando, em 1994, o prefeito da cidade de Nova York, Rudolph Giuliani, estabeleceu a política da “tolerância zero”, em que houve uma forte repressão policial a crimes até mesmo considerados menos dolosos, causando, assim, uma sensação de maior segurança entre as pessoas e (…)

Chaves e Platão: Paradoxo de ChurruMênon

17/12/2020 • Coluna ANPOF

Tiago de Oliveira Magalhães Em um de seus manuscritos, Wittgenstein afirmou que é possível escrever um livro de filosofia composto inteiramente de piadas. Concordo. O trabalho do filósofo, que exige boa dose de distanciamento dos modos corriqueiros de pensar, frequentemente parece requerer certo apreço por irrelev&ac (…)

Biden, Brasil, Ubuntu

15/12/2020 • Coluna ANPOF

Leonardo G. S. Videira Em seu discurso de reconhecimento da vitória eleitoral, no sábado em que a eleição foi dada como vencida (07/11), Joe Biden, disse “[...] eu prometo ser um presidente que busca não dividir, mas unificar; que não vê estados azuis ou vermelhos, mas apenas os Estados Unidos.&rdq (…)