Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Le Monde Diplomatique Brasil, veículo com o qual temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Diálogo de saberes para uma Educação Ambiental: considerações acerca de uma Ecosofia

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

12/06/2023 • Coluna ANPOF

A ter como base uma reflexão acerca das mudanças climáticas e questões ambientais emergentes que pautarão o pensamento, a política e o mundo contemporâneo, temos o intuito de estabelecer um diálogo de saberes para uma Educação Ambiental (designadamente para o ensino da filosofia) que su (…)

O pensamento de Roberto Mangabeira Unger: A filosofia como potencialização da vida ordinária

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

07/06/2023 • Coluna ANPOF

A obra de Roberto Mangabeira Unger, o filósofo brasileiro mais lido no mundo, é ampla, profunda e diversificada. Acumulando quase cinquenta anos, ela ostenta rara amplitude temática. E não há quem tenha lido seus livros que despreze a densidade cultivada pela polivalência que os caracteriza. Proponho, neste breve (…)

Radar Filosófico: Contribuições do pensamento filosófico de Jean Maugüé, Gérard Lebrun e Hannah Arendt para a filosofia brasileira

Robério Honorato dos Santos

Professor de Filosofia da Seduc/SP e Doutorando em Filosofia no PPGFil da UFABC

06/06/2023 • Coluna ANPOF

Tem crescido no Brasil o debate acerca da filosofia brasileira, e até mesmo do pensamento autoral brasileiro. Optamos pela expressão filosofia brasileira, não porque se ignore o debate em torno da questão de uma filosofia no ou do Brasil, mas por entender que ela acomoda essa discussão.  Este artigo objetiva ana (…)

O Título Filósofa

Camila Ezídio

Pesquisadora de pós-doutorado Cnpq/PPGF-UFBA e professora da Universidade do Estado da Bahia

06/06/2023 • Coluna ANPOF

Da leitura de alguns textos, dois deles publicados na coluna da ANPOF, e de minha própria experiência pessoal, me surgiu a necessidade de escrever algumas linhas sobre um tema que, apesar das nuances, é bastante comum nos nossos debates atuais: a atribuição do título de filósofa a uma mulher e, aqui, especi (…)

O sexismo se diz de muitas maneiras

Amanda M. Alves Moreira

Doutoranda em Filosofia (Freie Universität Berlin)

01/06/2023 • Coluna ANPOF

A ideia de que o sexismo deve ser criticado com regularidade e veemência parece ter se tornado um lugar comum no Brasil. Acusações de que alguém é ou agiu de maneira sexista, machista, misógina ou a partir de uma masculinidade tóxica e frágil aparecem não apenas na academia e em espaços (…)

O que é ser de esquerda?

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

29/05/2023 • Coluna ANPOF

O que é ser de esquerda? Uma resposta recorrente é que ser de esquerda é adotar uma determinada rede de crenças. Mas quais crenças seriam essas? Disputas têm se dado acerca dessa questão. Ao menos desde o século 19, marxistas têm sugerido que as crenças em jogo são aquelas associ& (…)

Continuando o diálogo - os desvios políticos do pensamento

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

24/05/2023 • Coluna ANPOF

Começo o texto falando da estranheza que é escrever a quem não se conhece. Não conheço quem lê esta coluna (ou, pelo menos, não conheço a maioria); neste sentido, também não conheço a professora Gisele Secco, autora de um artigo a mim endereçado e a quem me dirijo com todo (…)

Teste seus conhecimentos: teoria da conspiração ou teoria do sabidão?

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

22/05/2023 • Coluna ANPOF

A literatura acadêmica sobre as chamadas “teorias da conspiração” não cessa de crescer. Elas costumam ser explicadas ora como resultado de falhas cognitivas das pessoas que as professam, ora como falhas no ambiente informacional na qual estão inseridas. Se você acredita que a Central Intelligence Agency (…)

Carta-resposta a Luís Fernando Crespo

Gisele Secco

Profa. UFSM

17/05/2023 • Coluna ANPOF

A gente não se conhece. Me chamo Gisele, sou professora do departamento de filosofia  da Universidade Federal de Santa Maria, no momento usufruindo de uma licença não remunerada e vivendo fora do Brasil. Acabo de ler sua manifestação na coluna Anpof de 11 de maio de 2023 e resolvi escrever no estilo dém (…)

Robôs, amor e empatia - breves notas

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

15/05/2023 • Coluna ANPOF

A imaginação, segundo David Hume em “O tratado da natureza humana”, é uma faculdade capaz de separar todas as ideias simples que absorvermos a partir de nossa experiência sensível e uni-las novamente da forma que bem queremos (HUME, 2001, p. 34). Ainda assim, este estabelece que, mesmo se nossa mente faz uma (…)