Diretrizes para a Coluna Anpof

A Coluna Anpof tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem, resenhas e traduções. 

As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação brasileiro, contemplando estudantes de mestrado e doutorado. 

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Os textos podem ser submetidos pelo email: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a coluna anpof.

Será avaliada apenas a versão final do texto.


Bolsonaro como Desafio à Filosofia Política

23/04/2020 • Coluna ANPOF

Carlos Sávio G. Teixeira 1 A reflexão política é uma das práticas analíticas mais antigas que conhecemos. Nascida na Grécia antiga e exercida então como um ramo da Filosofia, veio a se desenvolver como ciência no século XX, tornando-se a mais jovem dentre as ciências sociais. Desenvolveu-se, então, tendo como uma de suas princ (…)

Em tempos de pandemia - biopolítica, política internacional e fim da exceção humana.

20/04/2020 • Coluna ANPOF

Davi de Conti A pandemia provocada pela COVID-19 evidencia a importância do conceito de biopolítica para que se compreenda o modo como somos governados. O controle que ora se estabelece de modo evidente sobre a população tomada como corpo coletivo alude à característica central da noção de biopolítica. Não demora para que se obt (…)

O que a pandemia revela da filosofia

Jordi Carmona Hurtado

Professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid

14/04/2020 • Coluna ANPOF

Jordi Carmona Hurtado (professor de filosofia da Universidade Federal de Campina Grande, pesquisador pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid) Quando o período que estamos atravessando terminar, ou, em qualquer caso, quando as águas dos acontecimentos começarem a descer com mais calma, será preciso se p (…)

Qual o sentido de ensinar em tempos de coronavírus?

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

26/03/2020 • Coluna ANPOF

Nas comunidades de professores avoluma-se o debate sobre as medidas adotadas por instituições de ensino com a finalidade de salvaguardar a continuidade de seus cursos. Há escolas e redes de ensino privadas que, já no início da primeira semana de quarentena, iniciaram o uso de estratégias de ensino a dis (…)

Coronavírus e o retorno à ontologia

Laurenio Sombra

Professor Adjunto de Filosofia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

24/03/2020 • Coluna ANPOF

Quando João Gilberto mostrou seu novo e sofisticado jeito de tocar violão a Tom Jobim, pela primeira vez, Tom perguntou: “o que é isso, João?”. “Tirei dos requebros das lavadeiras de Juazeiro”, respondeu João Gilberto. O avanço de um vírus que nos ameaça a todos – (…)

Políticas identitárias - Prof. Dr. Érico Andrade (UFPE)

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

26/02/2020 • Coluna ANPOF

“o fascismo que está em todos nós, que ronda nossos espíritos e nossas condutas cotidianas, o fascismo que nos faz gostar do poder, desejar essa coisa mesma que nos domina e nos explora”. Foucault   Tentar inferir da condição de vítima a condição de um agente revolucionário&n (…)

"Mérito" Prof. DR. Érico Andrade (UFPE)

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

13/12/2019 • Coluna ANPOF

É evidente que há certa arbitrariedade em nascer numa família com fartos recursos (com capital financeiro e cultural), em nascer com algumas capacidades cognitivas ou talento acima da média, em nascer sem uma deficiência física crônica e em nascer num ambiente favorável ao sucesso que e (…)

O ECOCÍDIO É UM PROBLEMA FILOSÓFICO - Uma resposta a Giorgio Agamben

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

Thiago Vasconcelos

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

03/12/2019 • Coluna ANPOF

Hans Jonas, por exemplo, viu isso no seu mestre Martin Heidegger. Aquele desvio da verdade que levou o maior filósofo do século XX a flertar com o nazismo, apesar de todas as previsões e indícios, teria colocado em xeque não apenas a história de um pensador, mas a ineficácia da própri (…)

Espaços da liberdade republicana: homenagem a Sérgio Cardoso

Antônio Carlos dos Santos (UFS)

28/11/2019 • Coluna ANPOF

Veio a lume no final do ano passado o livro “Espaços da liberdade: homenagem a Sergio Cardoso”, organizado por Telma de Souza Birchal e Maria Cristina Theobaldo, publicado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso, 432 páginas, 2018.  O livro, na esteira do que vem sendo feito nos últimos anos no Brasil, (…)

CATHARINE MACAULAY, PRECURSORA DE MARY WOLLSTONECRAFT

Camila Kulkamp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC

05/11/2019 • Coluna ANPOF

Catharine Macaulay (1731-1791) nasceu em dois de abril de 1731. Seu pai se chamava John Sawbrigde e sua mãe era Dorothy Wanley. A segunda filha a nascer de dois irmãos e mais uma irmã teve berço junto à beleza exuberante de um condado nsudeste da Inglaterra chamado Kent. Sua família possuía bens (…)