Filosofia em volta do fogo, entrevista com Filomeno Lopes

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

10/11/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada na edição 157 da Revista Humanitas   A publicação em italiano do livro A filosofia em volta do fogo - O pensamento africano entre memória e futuro (2001) do jornalista e filósofo bissau-guineense Filomeno Lopes marca um esforço não só de instituci (…)

"Quanto mais a área crescer, ficar mais diversificada e forte em todas as regiões do país, mais a gente fortalece a filosofia brasileira" - entrevista com Susana de Castro

26/10/2022 • Entrevistas

Susana de Castro, presidente da Anpof, durante o XIX Encontro Anpof. Professora da UFRJ encerra o seu mandato no próximo mês de dezembro. Crédito: Rafaella Pessoa   Por Sarah Bonfim, doutoranda em Filosofia (Unicamp)  e monitora do XIX Encontro Anpof Susana de Castro encerra seu mandato à frente da presi (…)

"A humanidade está entrando em convulsão. Não tem nada a ver com revolução", entrevista com Ailton Krenak

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

12/10/2022 • Entrevistas

O pensamento ocidental e o capitalismo guardariam uma base comum? Qual seria a relação presente entre aquilo que Krenak afirma ser o processo de colonização, que destrói habitats e devora mundos, e a própria produção do pensamento filosófico? Em entrevista inédita realizada pela Anpof (…)

Filosofias africanas em perspectiva: raízes e diferenciações, entrevista com Severino Ngoenha

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

09/09/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada na edição 155 da Revista Humanitas   A ideia de que a prática filosófica no Brasil precisa ser descolonizada é um lugar-comum. E é também habitual que as pessoas que se abrigam nessa afirmação como uma “frase feita” sem efeito logo enunciem um (…)

"O capitalismo ameaça a nossa reprodução, envenenando o solo, as águas", entrevista com Silvia Federici

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

29/08/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Existiria um renascimento da ‘caça às bruxas’? A ideologia do ‘feminino natural’ sedimenta a exploração do trabalho feminino? Há vias de transformações possíveis em meio às formas capitalistas de prod (…)

Anpof 8M - Entrevista sobre divulgação filosófica de mulheres é publicada na edição 152 da Revista Humanitas

01/06/2022 • Entrevistas

No último mês de março divulgamos uma série de conteúdos que abordavam, por diferentes perspectivas e formatos, a realidade das mulheres na filosofia no Brasil a sua divulgação filosófica. Fruto da campanha Anpof 8M em colaboração com a Revista Humanitas, compartilhamos agora a ent (…)

"O feminismo liberal serve para pacificar as lutas feministas de libertação, oferecer uma respeitabilidade e um pedaço da torta capitalista", entrevista com Françoise Vergès

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

04/05/2022 • Entrevistas

O feminismo pode ser universal? As mulheres lutam em todas as partes do mundo contra a mesma forma de opressão? As feministas do sul Global e da ex-colônias discordam da universalidade do feminismo e adotam a virada decolonial, de acordo com a qual a colonização iniciou uma divisão internacional do trabalho a partir dos (…)

Filosofias Africanas - série de entrevistas especial para Anpof é capa da última edição da Revista Humanitas

31/01/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada na edição 148 da Revista Humanitas A série de entrevistas com filósofas e filósofos que tem a África como eixo filosófico, publicada em nosso site em novembro de 2021 e organizada pelos pesquisadores Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas, (…)

"Uma das principais contribuições das filosofia(s) africana(s) é um senso de responsabilidade teórico e social", entrevista com Aline Matos da Rocha

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

24/11/2021 • Entrevistas

Nesta última entrevista da séria teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil, a doutoranda em Metafísica na UnB foi entrevistada por Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas e falou sobre sua missão de descolonizar a filosofia por meio de pensadoras negras, que trazem novos conceitos e saberes/fazer (…)

"Não se trata apenas de ampliar o cânone, mas de pensar em outros modos de fazer a própria filosofia", entrevista com prof. Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB)

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

23/11/2021 • Entrevistas

O professor Dr. Wanderson Flor do Nascimento (UnB) é o responsável pelo site filosofia-africana, que, desde 2015, reúne centenas de materiais em língua portuguesa que subsidiam pesquisas sobre a filosofia africana e afro-brasileira, assim como servem de apoio para material didático. Nesta entrevista, a qu (…)