ANPOF apoia FORPIBID

20/02/2018 • Notas e Comunicados

INFORME 03-2018
Haverá LUTA!

Fortaleza, 07 de fevereiro de 2018.

O FORPIBID vem a público manifestar sua inconformidade com a decisão da NÃO PRORROGAÇÃO dos editais Capes n. 61 e 63/2013, referentes ao PIBID e PIBID Diversidade, com término previsto para fim de fevereiro, anunciada pelo Diretor da DEB/Capes, Sr. Carlos Lenuzza. O pedido, protocolado em 17 de janeiro de 2018, solicitava prorrogação até a finalização do processo seletivo dos novos projetos institucionais em agosto de 2018, conforme previsão anunciada pela DEB/CAPES/MEC. 


A decisão tomada não foi sensível aos inúmeros argumentos e manifestações das diversas entidades, instituições de ensino superior (IES), parlamentares, câmaras de vereadores, comunidades escolares, as 318 mil assinaturas dos abaixo-assinados, enfim, todos aqueles que defendem esse programa como uma política pública de qualidade, com impacto social significativo na formação de professores no Brasil.

Essa interrupção implica em sérios prejuízos pedagógicos. Por um lado, por desligar cerca de 70 mil bolsistas em 28 de fevereiro e ou por alijar as mais de 5 mil escolas de seu principal parceiro desses últimos dez anos: os pibidianos. Todos sabem que o planejamento escolar é realizado em janeiro/fevereiro e a não participação do PIBID e PIBID Diversidade como parceiros estratégicos nas atividades escolares terá impacto. Por outro, quebra um ciclo de trabalho nas licenciaturas, ao retirar as condições materiais e acadêmicas de licenciandos, que têm nos Programas sua referência de formação docente.

É fato que há previsão orçamentária para os programas em 2018, como apresentado pela DEB/Capes/MEC em reunião realizada com FORPIBID, em janeiro de 2018. Portanto, não há argumentos nem pedagógicos, nem orçamentários. Desse modo, não se apresentam razões plausíveis e fundamentadas para a interrupção do programa.

Assim, recorreremos ao MEC no sentido de pleitear a prorrogação dos projetos em andamento, prerrogativa do edital em vigor, com a reconsideração dessa decisão, bem como conclamamos todos aqueles que defendem a não interrupção do PIBID e PIBID Diversidade que se manifestem junto ao Ministro de Educação, que já se mostrou sensível à continuidade do programa, em audiência com FORPIBID, realizada em dezembro de 2017.

Este é um comunicado oficial, compartilhem o Informe de interrupção temporária do PIBID e PIBID Diversidade com todos os seus contatos, principalmente com Vereadores, Deputados e Senadores de seu Estado. Esta é uma ação que requer atuação coletiva e articulada.

FICA PIBID!

DIRETORIA ForPIBID –  forpibid@gmail.com