Nota da UNICAMP - Falecimento do prof. Benjamin

04/06/2019 • Notas e Comunicados

O Departamento de Filosofia lamenta informar o falecimento do professor Francisco Benjamin de Souza Netto, docente aposentado do IFCH, nesta quarta-feira, 15 de maio, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo.

Nascido em 05 de setembro de 1937, o professor Francisco Benjamin formou-se em filosofia na Faculdade do Mosteiro de São Bento em 1962, e em teologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1967.

No mesmo ano começou o curso de mestrado na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo, posteriormente incorporada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com o tema A Teologia do Mistério nos Escritos  Paulinos: uma avaliação Teológica da exegese contemporânea, sob orientação do professor Dr. Pe. Roberto Mascarenhas Roxo.

Começou sua carreira como docente em 1967 no Instituto de Formação Teológica, em São Paulo. Em 1970 foi lecionar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, atuando nela até 1978, já incorporada na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Entre 1975 e 1986 foi professor no Instituto de Filosofia São Bento, e em 1977 acumulou coma atuação na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira em Nova Friburgo, e na Faculdades Associadas do Ipiranga em São Paulo. Entre 1980 e 1982 compôs o Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Educação, Ciências Humanas e Documentação da Unesp em Marília. E de 1982 até 1990 ministrou aulas na PUC-SP.

Ingressou no quadro da Unicamp em 1986. Ministrou aulas nas áreas de filosofia antiga e medieval, e realizando pesquisas envolvendo teologia, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Anselmo Daosta, Pedro Abelardo e Tomás de Aquino. Na área de religião, foi autor e colaborador de livros sobre, fé, religiosidade e política.

Posteriormente iniciou o doutorado em filosofia no IFCH, defendendo em 1990 a tese O Problema da Censura no Pensamento Político de Platão, orientada pelo professor José Cavalcante de Souza.

Francisco Benjamin de Souza Netto foi chefe do Departamento de Filosofia do IFCH entre 1990 e 1992, e coordenador do curso de graduação em filosofia entre 1995 e 1998. Orientou mais de duas dezenas de estudantes na pós-graduação. Em 1999 passou para a livre-docência, e se aposentou da Unicamp em 2007.

Também atuou como assessor para questões de teologia e filosofia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e como colaborador avaliação dos cursos de teologia a serem aprovados pelo Ministério da Educação.

O Departamento de Filosofia presta condolências à família e amigos do professor Francisco Benjamin de Souza Netto.