Nota de falecimento do Prof. Etienne Tassin

08/01/2018 • Notas e Comunicados

É com imensa tristeza que anunciamos o falecimento do Prof. Etienne Tassin. Tragicamente, sua partida foi provocada por um atropelamento no centro de Paris quando o professor saia do Teatro no último sábado, dia 06/01. Embora tenha sido hospitalizado, faleceu domingo, dia 7/01. Pesquisador de grande prestígio e um dos maiores especialistas da atualidade na obra de Hannah Arendt, Etienne Tassin era sobretudo um intelectual generoso e engajado, um militante que mantinha com a política o laço estreito típico daqueles que prezam pela vida na companhia da diversidade. Em seu útimo texto, "Les justes de Calais", escrito e publicado em parceria com Camille Louis, a crise migratória européia é abordada sob a ótica da exceção que corrói o estado de direito ao utilizar o terrorismo como mecanismo cínico de legitimação da violência contra minorias.

Eram notáveis seus diálogos com pesquisadores da África e America latina, especialmente Colômbia, Argentina e Haiti. Além de receber pesquisadores brasileiros no grupo de que liderava em Paris, divulgava seu trabalho no Brasil desde 2013 com publicações e participação em eventos. Em junho daquele ano, publicou o artigo "Da dominação total à dominação global: perspectivas arendtianas sobre a mundialização de um ponto de vista cosmopolítico" na Revista Argumentos n°9 e esteve no Brasil por ocasião das Jornadas Internacionais Hannah Arendt, realizadas na Unicamp em novembro, quando proferiu a conferência de abertura "La triple aporie révolutionnaire: Comment continuer ce qui commmence?", publicada posteriormente no Dossiê Arendt dos Cadernos de Filosofia Alemã em 2016. Tassin também esteve presente na I Jornada Internacional de Filosofia da Educação, realizada na Faculdade de Educação da USP em 2014, tendo proferido uma palestra mais tarde publicada no e-book organizado a partir do evento. Sob o título "Educar o cidadão: que êxito esperar de um ofício impossível", o texto pode ser encontrado online no sistema integrado de bibliotecas da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/por.../catalog/book/157

Doutor em filosofia pela Universidade Paris VIII ("La phénoménologie de l'action et la question du monde: essai sur la philosophie de Hannah Arendt" - 1996), Etienne Tassin era professor da Université Paris VII - Denis Diderot desde 2003. Dentre suas publicações mais reconhecidas, destacam-se "Le Trésor perdu. Hannah Arendt?: l’intelligence de l’action politique (Payot, 1999?; rééd. Klincksieck, 2017)", "Un monde commun. Pour une cosmo-politique des conflits (Seuil, 2003)" e "Maléfice de la vie à plusieurs. La politique est-elle vouée à l’échec?? (Bayard, 2012)". Ainda há para este ano a previsão de publicação da obra: "Pour quoi agissons-nous?? Questionner la politique en compagnie de Hannah Arendt (PUF, 2018)".

Aos familiares, sua companheira Anne-Claude e seus filhos Louise, Jean, Marie, Iris e Lys, nossa solidariedade nesse momento de perda irreparável e nossa homenagem ao intelectual que contribui apesar de sua partida precoce.

WhatsApp Image 2018 01 10 at 09.25.13