Nota de Falecimento Prof. Peter Büttner (UFMT)

23/06/2021 • Notas e Comunicados

Nota de Pesar
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consternada, lamenta o falecimento do Professor Peter Büttner, aos 86 anos. O docente era aposentado do Departamento de Filosofia.

Graduado em Filosofia pela Philosophisch Pädagogische Hochschule Der Salesianer e pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Teologia pelo Instituto Teológico Salesiano Pio IX, doutor e pós-doutor em Filosofia pela Leopold-Franzens-Universität zu Innsbruck (1988), e pós-doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).

Docente da UFMT entre 1974 e 2005, o Professor Peter Büttner também foi chefe de departamento, coordenador de curso na graduação e de especialização, coordenador de pesquisa junto à Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, integrante dos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Universitário (Consuni).

Em nota, o Departamento de Filosofia e o Instituo de Ciências Humanas e Sociais da UFMT, além de manifestar os pêsames à família e aos amigos, salientou a trajetória do docente. "O Prof. Peter participou ativamente da história da UFMT desde a década de 1970 até sua aposentadoria nos primeiros anos de 2000. Esteve presente na criação do Departamento de Filosofia e do Curso de Filosofia. Atuou de forma marcante e generosa na docência e na pesquisa. Orientou dissertações e teses. Foi defensor vigoroso do ensino da filosofia na educação básica. Viveu de forma plena a vida acadêmica!”

A trajetória acadêmica e o compromisso na formação de pessoas para o Estado de Mato Grosso foram reconhecidos com o título de cidadão Emérito de Mato Grosso, concedido em 2004 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Na internet, o docente é referenciado como um pioneiro ao concluir seus estudos na Alemanha, sua terra natal, e vir ao Brasil, especificamente para Mato Grosso, na década de 1960 ensinar filosofia aos adultos e às crianças.

Cuiabá, 23 de junho de 2021.