Nota de pesar e solidariedade da Diretoria da Anpof pelo falecimento do prof. Marcos Lutz Müller

16/09/2020 • Notas e Comunicados

aleceu na tarde de ontem Marcos Lutz Müller, professor aposentado do Departamento de filosofia da Unicamp. O professor Marcos era um conhecedor profundo e zeloso da obra de Hegel e foi um dos fundadores da Sociedade Hegel Brasileira e do GT Hegel da Anpof. Era também membro do GT Filosofia Oriental da Anpof.

Graduou-se em filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e fez seus estudos pós- doutorais de 1966 a 1975 na Universidade de Freiburg-im-Breisgau e na Universidade de Heidelberg, pela qual doutorou-se com uma tese sobre a teoria da negação em Sartre. Desde 1977 atuava na Unicamp, tendo sido chefe do Departamento de Filosofia e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Filosofia.

O Prof. Marcos é reconhecido pelo rigor de sua pesquisa em filosofia e igualmente pela sua generosidade e pelo caráter acolhedor como professor e orientador. Esteve presente como protagonista na história do desenvolvimento da pós-graduação em filosofia no Brasil, inclusive em vários encontros nacionais da Anpof.

Manifestamos nossa gratidão ao Prof. Marcos Müller e nossa solidariedade a sua família, em especial a Profa. Jeanne-Marie Gagnebin, e aos colegas do Departamento de Filosofia da Unicamp.

Diretoria da Anpof 2019/2020