NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA NOÉLI RAMME (UERJ)

27/09/2019 • Notas e Comunicados

A diretoria da ANPOF manifesta imenso pesar pelo falecimento da colega Noéli Ramme, professora de filosofia da UERJ. Manifestamos ainda nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas por esta triste perda. Noéli participou como Tesoureira Adjunta da diretoria da Anpof no período 2017-2018 e infelizmente já por problemas de saúde teve de se afastar da gestão. Pudemos conviver com ela em várias ocasiões e discutir várias questões relativas à boa condução da nossa associação.

Noéli foi da primeira turma do mestrado em filosofia da UFSC (1999), sob orientação do professor Luiz Henrique Dutra, defendendo uma dissertação intitulada “O Pluralismo de Nelson Goodman: o Papel da Percepção e da Linguagem nos Múltiplos Modos de Construir Mundos”. O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSC emitiu uma nota de pesar que pode ser conferida no seguinte endereço: http://ppgfil.posgrad.ufsc.br/2019/09/23/nota-de-pesar/. Ela fez seu doutoramento em filosofia na PUC-RIO (2004), sob orientação do Prof. Oswaldo Chateaubriand Filho, com uma tese intitulada “Arte e Construção de Mundos: Um Estudo sobre a Teoria dos Símbolos de Nelson Goodman”.

Noéli era, desde 2012, professora de filosofia da UERJ. Desenvolvia pesquisas sobre perspectivas analíticas e pragmatistas em filosofia da arte a partir de autores como Arthur Danto, Nelson Goodman, John Dewey e o segundo Wittgenstein, abordando temas como as definições de arte e de experiência estética e conceitos como interpretação, mundo da arte e fim da arte pensados na perspectiva da arte contemporânea, tendo publicado vários artigos e capítulos de livro sobre o tema.

O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ, do qual Noéli foi coordenadora no período 2015-2016, emitiu nota de falecimento que pode ser conferida no seguinte endereço:

Saudações cordiais,
Diretoria da Anpof