NOTA DE REPÚDIO - NCE DE FILOSOFIA/IFRN

23/04/2020 • Notas e Comunicados

Nota de Repudio NCE de Filosofia

Ao raiar do dia, a comunidade acadêmica do IFRN foi surpreendida com o desrespeito às deliberações realizadas durante o processo eleitoral ocorrido em dezembro de 2019, analisado pela nossa procuradoria jurídica e homologado pelo CONSUP. Por isso, o Núcleo Central Estruturante de Filosofia vem por meio desta nota manifestar repúdio ao autoritarismo e à ingerência da nomeação impositiva por parte do MEC, recentemente publicada no DOU, e reiterar a defesa da autonomia do IFRN e das deliberações da sua comunidade acadêmica. Diante disso, solicitamos a posse imediata do Reitor eleito, o professor José Arnóbio de Araújo Filho. 

NCE de Filosofia

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte?

Democracia se aprende na escola.

É nas escolas que se deve instilar a compreensão do que é Democracia e do seu valor, e preparar os alunos para a participação nos processos democráticos e nas lutas que forem necessárias para defendê-la.


A força, o vigor, a saúde de uma democracia está nas suas instituições, que precisam refletir os valores e processos democráticos.

Se as instituições de um país democrático começam a nutrir/endossar valores autoritários, ou têm seus processos democráticos sumariamente ignorados, a Democracia está em perigo: especialmente se estamos falando das escolas, onde a compreensão, o respeito e fervor pela Democracia devem ser nutridos, devem ser praticados.

Um regime autoritário raramente se instala de forma abrupta e direta: o ataque não é primeiramente ao Congresso e ao STF, mas sim à instituição de ensino na calada da noite, no meio da pandemia... Como alguém que atira durante a queima de fogos de artíficio, esperando que os disparos passem despercebidos.


Mas eles foram ouvidos. Sim, com certeza, eles foram ouvidos!

 

Por gerações, o IFRN instilou nos seus estudantes e servidores o apreço e o respeito pela Democracia, e ela vai prevalecer: A democracia vai prevalecer no Brasil e também no IFRN. E só vai prevalecer no Brasil enquanto prevalecer nas escolas.

 

Como já ensinava Karl Popper e dizia Umberto Eco: Para ser tolerante, é preciso fixar os limites do intolerável. Se os tolerantes cruzarem os braços, a intolerância vence, o autoritarismo vence e, por não termos dito nada, já não poderemos dizer nada.

filosofia está nos currículos para munir os estudantes de ferramentas intelectuais, de armas intelectuais, para exercer a cidadania, e exercer a cidadania, num país democrático, é defender a democracia. E hoje, defender a democracia é defender o IFRN!


Fale algo, escreva algo, tuíte algo, compartilhe algo: A Democracia vai prevalecer! #oifrnjaescolheu #Possedoreitoreleito #ncedefilosofia?