Nota GT Hans Jonas - As queimadas nos Brasil são mais uma face do ecocídio promovido pelo Governo Brasileiro

15/09/2020 • Notas e Comunicados

NOTA DO GT HANS JONAS DA ANPOF

Os números de queimadas em dois dos mais importantes berços da vida animal e vegetal do Brasil é um evento cuja gravidade eleva a questão ambiental brasileira a níveis dramáticos e insustentáveis. Enquanto as fumaças se espalham sobre os céus do país, a ineficiência dos governos, seu riso hipócrita e sua omissão planejada, colocam em xeque a vida futura e quebram a rede de solidariedade de interesses que une todos os organismos vivos, inclusive os humanos, na aventura comum da vida.

Conhecido e cantado mundo afora pela riqueza de sua fauna e sua flora, o Brasil está deixando que a ganância desmedida, a irresponsabilidade e o lucro de fazendeiros, madeireiros, mineradores e outros ecocidas, destruam o que é patrimônio comum. O fogo criminoso conta com o apoio cínico do ministro do meio-ambiente, Ricardo Salles e do presidente da república Jair Bolsonaro, cujos discursos e práticas políticas têm levado ao colapso das ações de fiscalização, controle e imputação dos culpados. Também no campo ambiental, vivemos numa “terra sem lei”, que de pulmão do mundo, foi alçada a inferno fumegante do planeta.

Como pesquisadores/as das questões ambientais e estudiosos do pensamento do filósofo alemão Hans Jonas, cuja obra chamou atenção para a responsabilidade ética diante da catástrofe ambiental, denunciamos veementemente tal situação e responsabilizamos diretamente o atual governo brasileiro e os órgãos de fiscalização. Ao mesmo tempo, convocamos a sociedade nacional e internacional para salvar o que ainda pode ser salvo e evitar que tal situação se agrave ainda mais. Louvamos as inúmeras iniciativas de pessoas, movimentos sociais e organizações não-governamentais que têm atuado diretamente para apagar o fogo, resgatar e cuidar dos animais.

Reconhecendo a contribuição desses grupos, convidamos a sociedade filosófica a [1] contribuir com essas entidades, como forma concreta de ação diante da emergência que lesiona tão profundamente a vida sobre o Pantanal e a Amazônia (veja lista abaixo) e [2] denunciar amplamente a situação brasileira, a fim de sensibilizar a sociedade e pressionar o governo a reverter a atual situação.

O fogo não é acaso, é projeto.
Precisamos salvar o futuro.

COMITIVA ESPERANÇA
https://comitivaesperanca.com.br/doar/

INSTITUTO ACAIA
https://www.acaia.org.br/doacoes

INSTITUTO ARARA AZUL
https://www.institutoararaazul.org.br/como-ajudar/

SOS PANTANAL
https://www.sospantanal.org.br/doacoes

GRUPO DE RESGATE DE ANIMAIS EM DESASTRES
https://linktr.ee/DoacaoPantanal

LOS INCENDIOS EN BRASIL SON UNA CARA MÁS DEL ECOCIDIO PROMOVIDO POR EL GOBIERNO BRASILEÑO - NOTA DE GT HANS JONAS DE ANPOF