Nota de pesar do PPGFil/UFC pelo falecimento de Manoel Messias Rodrigues Costa

22/04/2024 • Notas e Comunicados

O Curso de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) informa com profunda tristeza o falecimento do aluno do Mestrado em Filosofia, Messias (Manoel Messias Rodrigues Costa), ocorrido sábado, 20 de abril de 2024, em Fortaleza. O velório aconteceu nesta segunda-feira, 22 de abril, no Parq (…)

Nota de pesar pelo falecimento de Daniel Clement Dennett

20/04/2024 • Notas e Comunicados

por Leonardo Ferreira Almada, em 20 de abril de 2024 (Instituto de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFU) No último dia 19 de abril de 2024, faleceu, em Portland (Maine), aos 82 anos, e por conta de complicações decorrentes da doença pulmonar intersticial, Daniel Clement Dennett III (…)

Nota de Pesar da UFSC pelo falecimento de Newton Carneiro Affonso da Costa

17/04/2024 • Notas e Comunicados

Faleceu na noite desta terça-feira, 16 de abril, o filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, um dos mais importantes e reconhecidos nomes da Lógica no país e no mundo. Filósofo da Linguagem, da Lógica, matemático, professor, cientista e entusiasta da ciência, foi professor visitante da Universidade (…)

Anpof subscreve nota técnica do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade sobre aprimoramento do PL 5.230/2023

17/04/2024 • Notas e Comunicados

No dia 16 de abril de 2024, foi realizada uma audiência pública no Senado Federal para debater o PL 5.230/2023, proposta do governo para o Novo Ensino Médio. A fim de contribuir com o debate, o Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade emitiu uma nota técnica com sete pontos que podem ser aprimorados n (…)

Nota da Anpof sobre os 60 anos do Golpe Militar de 1964

01/04/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof, com a colaboração do Prof. Fabio Passos (UFPI), não quer esquecer jamais! Nos 60 anos do Golpe Militar de 1964, torna-se necessário não apagar, não esquecer essa pecha amarga de nossa História. É fundamental, portanto, repudiar um capítulo tão sombrio que, n&at (…)

Carta aberta de Editores de periódicos ao CNPq e CAPES

06/03/2024 • Notas e Comunicados

É extremamente preocupante e ameaçadora a situação de apreensão que atinge hoje os Editores de periódicos científicos no país, com a descontinuidade do edital de apoio à editoração, a partir de 2023. Sem qualquer informação sobre a continuidade do financiamento por (…)

Nota de pesar pelo falecimento do professor José Expedito Passos Lima

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

21/02/2024 • Notas e Comunicados

Ouso, de início, afirmar que este texto não é uma nota de falecimento convencional, daquelas que acabam por tornar a morte uma simples notícia cotidiana: uma agulha no palheiro dos informes hodiernos. Ou mesmo, como faz ver a traição do título, se tratar apenas de uma nota, um ponto sobre a totalidade de u (…)

Nota da Anpof sobre a situação do povo palestino

23/01/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se manifesta em favor do Povo Palestino e à Criação de um Estado Independente da Palestina. O silêncio de Estados, governantes e organizações, bem como usar a desculpa de conflitos diplomáticos diante de descalabros e ações homicidas já custou muito à comunid (…)

Anpof publica nota em apoio à greve geral argentina

22/01/2024 • Notas e Comunicados

A ciência, as artes e a cultura argentinas vivem uma situação crítica, onde o governo está planejando cortes e o fim de instituições-chave. Na próxima quarta-feira (24 de janeiro) haverá uma greve geral na qual é esperada uma grande mobilização, enquanto um Decre (…)

Anpof publica nota repudiando violência de gênero em parecer do CNPq

30/12/2023 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia repudia publicamente a violência de gênero sofrida pela professora e pesquisadora da área de Ciências Sociais Maria Carlotto, da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo. A pesquisadora concorreu ao edital de bolsa produtiv (…)