Diretoria da Anpof parabeniza Marcos Nobre por premiação de seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro"

06/12/2023 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof vem por meio desta nota dar os parabéns ao professor Marcos Nobre pela premiação do seu livro "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro" (Todavia, 2022), na categoria Ciências Sociais do Prêmio Jabuti 2023.  Embora o prêmio se refira especificamente a e (…)

Nota de pesar: Nêgo Bispo

05/12/2023 • Notas e Comunicados

Nêgo Bispo, o Filósofo do Quilombo, não mais se encontra entre nós. Infelizmente, essa Diretoria tem de dizer da morte, das despedidas de quem nos enriquece com saberes tão fundamentais. Mas a Filosofia se encanta a cada dia. E nesse encantar o fogo que queima faz criar. Na poesia filosófica de Nêgo Bispo, a (…)

Nota de pesar - Claudio Henrique Marcos

29/11/2023 • Notas e Comunicados

Claudio Henrique Marcos foi aluno dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei entre 2012 e 2016. Na UFSJ, atuou como bolsista de Iniciação Científica no campo da Filosofia Política sob a orientação do Prof. Luiz Paulo Rouanet e como monitor em Fi (…)

Diretoria da Anpof repudia fala do Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro

25/11/2023 • Notas e Comunicados

Na última quinta-feira (23/11), durante a Quarta Conferência Estadual da Juventude de São Paulo, o Secretário de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Pietro, afirmou que "a turma do sindicado fica dando aula vagabunda de filosofia e sociologia, para que vocês não aprendam nada (…)

Nota de pesar: Bento Tedesco de Almeida Prado

16/11/2023 • Notas e Comunicados

É com profundo pesar que a Diretoria da Anpof expressa toda sua solidariedade e respeito ao Prof. Bento Prado Neto (UFSCAR), bem como a toda sua família, diante do falecimento precoce de seu filho, Bento Tedesco de Almeida Prado. Em um momento em que as palavras pouco dizem, deixamos nosso abraço fraterno. (…)

Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica publica nota sobre o Projeto de Lei 5230/2023

09/11/2023 • Notas e Comunicados

A nota publicada pelo Comitê Diretivo da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica tece considerações sobre o Projeto de Lei 5230/2023, que modifica a lei 13.415/2017. Segundo o documento, o PL promove avanços, mas, na prática, o Novo Ensino M&eacut (…)

Nota de pesar: Enrique Dussel

06/11/2023 • Notas e Comunicados

Faleceu neste domingo 5/11 o filósofo argentino Enrique Dussel, um dos mais originais pensadores do continente latino-americano. Dussel foi um filósofo de formação na Argentina, com pós-graduação na Europa em Filosofia (França) e História (Espanha) e com profundo conhecimento em Teologia. Art (…)

Nota de pesar: Riolando Azzi

23/10/2023 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica recebe com pesar a notícia do falecimento do professor Riolando Azzi, professor de filosofia aposentado da UFRJ e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, no último dia 15 de outubro. A produção acadêmica e literária de Riolando Azzi é referência important (…)

Nota de pesar: Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher

14/10/2023 • Notas e Comunicados

Com pesar, a Diretoria da Anpof comunica o falecimento da Profa. Dra. Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher. Aposentada do Departamento de Filosofia do IFCS-UFRJ, Maria da Graça não apenas foi uma professora e pesquisadora, mas esteve a frente da vice direção do IFCS nos anos noventa, bem como foi coordenadora d (…)

Anpof repudia ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina

12/10/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof repudia as ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina, no dia 11 de Outubro. Nos solidarizamos com Michel Gherman, professor da UFRJ, historiador e pesquisador de questões judaicas. O evento sucedido na PUC-Rio, ao tentar impedir a fala de Michel Gherman, é tanto um ato de (…)