Nota da Anpof sobre greve dos profissionais de educação da rede pública do Estado do Rio de Janeiro

26/05/2023 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) se solidariza com as/os profissionais da educação da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, que se encontram em greve pela efetiva instituição do Piso Nacional do Magistério no Estado, pelo respeito ao Plano de Carre (…)

Associação Brasileira de Editoras Universitárias publica carta em defesa de uma política nacional do livro universitário

18/05/2023 • Notas e Comunicados

As editoras universitárias brasileiras, reunidas na 35ª reunião anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), afirmaram compromisso com o avanço da sociedade brasileira, através da educação, cultura, pesquisa e da ampla difusão do conhecimento, reiterando (…)

Grupo Nacional de Estudantes de Filosofia cria grupos no Whatsapp e no Telegram voltados à interação de acadêmicos de Filosofia de todo o país

18/05/2023 • Notas e Comunicados

O Grupo Nacional das/dos Estudantes de Filosofia acaba de criar um grupo no Whatsapp e outro no Telegram. A proposta é oferecer um espaço de interação entre os acadêmicos de filosofia (docentes e discentes) de todo o país e de divulgação da diversidade de oportunidades que a filosofia ofere (…)

ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS

24/03/2023 • Notas e Comunicados

A ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS, publicado no dia 14 de março. Além da ausência da Filosofia, o edital, lançado pelo governo Eduardo Leite (PSDB), também não prevê vagas (…)

Nota de Falecimento - Prof. Ernst Tugendhat

15/03/2023 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do estimado Prof. Ernst Tugendhat, aos 93 anos, ocorrido no dia 13 de março em Freiburg. O Prof. Ernst Tugendhat esteve inúmeras vezes no Brasil, tendo adotado nosso país em certos momentos como seu segundo lar. Além de estabelecer domicílio temporário em Chile, (…)

O GT de Filosofia e Gênero da Anpof vem subscrever a seguinte nota contra o feminicídio

03/02/2023 • Notas e Comunicados

NUPEC - NÚCLEO DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS ADOLESCENTES E JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÍAUÍ NUPEC CONTRA O FEMINICÍDIO! É com muita indignação e revolta que lemos a notícia do brutal assassinato da jovem Janaína Bezerra da Silva, mulher negra e estudante de jornalismo, ocorr (…)

Nota do GT de filosofia e Gênero da Anpof em repúdio a atos que visem a atacar as decisões populares democraticamente conquistadas

19/01/2023 • Notas e Comunicados

O GT de Filosofia e Gênero da ANPOF vem se posicionar veementemente contra qualquer ato que coloque em risco conquistas democráticas, como a tentativa antipopular e golpista orquestrada por membros fascistas da população e ex-autoridades que, em nome da “liberdade de expressão”, tem disparado consta (…)

Nota de Falecimento - Prof. Paulo Rudi Schneider

16/01/2023 • Notas e Comunicados

É com profundo pesar que o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí comunica o falecimento do estimado professor Paulo Rudi Schneider, 79 anos, ocorrido no dia 05 de janeiro de 2023. O professor Schneider era doutor e mestre em Filosofia e membro do núcleo de sustent (…)

Anpof repudia atos de terrorismo e se manifesta em favor do Estado Democrático de Direito

10/01/2023 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se posiciona ante o terrorismo ao qual assistimos no domingo 8 de janeiro de 2023. Os  fascistas atacaram os Três Poderes da República. Mesmo com o espanto, é a indignação extrema que nos norteia diante de atos terroristas perpetrados contra as Instituições Democráticas (…)

Grupos de pesquisa divulgam nota em defesa do Estado de direito e pela punição dos criminosos e inimigos da democracia

10/01/2023 • Notas e Comunicados

Os integrantes dos grupos de trabalho e de pesquisa abaixo assinados repudiam de forma veemente os atos protofascistas de vandalismo, terrorismo e os crimes contra a ordem democrática perpetrados em 8 de janeiro de 2023 contra as instituições e os três poderes no Brasil. Com prejuízo irreparável a obras de arte e (…)