Anpof repudia atos de terrorismo e se manifesta em favor do Estado Democrático de Direito

10/01/2023 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se posiciona ante o terrorismo ao qual assistimos no domingo 8 de janeiro de 2023. Os  fascistas atacaram os Três Poderes da República. Mesmo com o espanto, é a indignação extrema que nos norteia diante de atos terroristas perpetrados contra as Instituições Democráticas (…)

Grupos de pesquisa divulgam nota em defesa do Estado de direito e pela punição dos criminosos e inimigos da democracia

10/01/2023 • Notas e Comunicados

Os integrantes dos grupos de trabalho e de pesquisa abaixo assinados repudiam de forma veemente os atos protofascistas de vandalismo, terrorismo e os crimes contra a ordem democrática perpetrados em 8 de janeiro de 2023 contra as instituições e os três poderes no Brasil. Com prejuízo irreparável a obras de arte e (…)

Carta de Susana de Castro - encerramento de mandato

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

16/12/2022 • Notas e Comunicados

Nossa gestão termina seu mandato marcada pela situação atípica da pandemia da Covid 19. A enorme crise sanitária e humanitária pela qual o Brasil e o mundo passou deixa marcas profundas. Muitas vidas foram ceifadas e nossa comunidade filosófica perdeu muitos membros queridos. Durante esses dois anos atuamo (…)

Nota de falecimento do GT Deleuze/Guattari da Anpof - James Bastos Arêas

14/12/2022 • Notas e Comunicados

  Acesse a nota (…)

Nota de falecimento - James Bastos Arêas

13/12/2022 • Notas e Comunicados

James Bastos Arêas era Professor-Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor-Adjunto das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e do curso de Especialização em Arte e Filosofia da PUC-Rio. Com experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História d (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em protesto aos cortes de verba

08/12/2022 • Notas e Comunicados

NOTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) Tivemos quatro anos de uma política inaceitável: um governo hostilizando ciência, educação, saúde, meio ambiente, cultura e os mais pobres, num ataque constante ao conhecimento e aos valores éticos da humanidade. Agora chegamos ao inac (…)

Nota pública da Diretoria da Anpof contra o corte de verbas para educação

07/12/2022 • Notas e Comunicados

A Anpof vem por meio dessa nota manifestar a indignação dessa comunidade diante do corte de verbas para educação anunciado nos últimos dias. A já preocupante situação financeira vivenciada pelas universidades, agora é agravada pela edição de um novo Decreto que, literalment (…)

Nota do GT Marx e a Tradição Dialética da Anpof sobre o falecimento do professor Hector Benoit

06/12/2022 • Notas e Comunicados

Quis o destino que um homem atormentado pela angústia e o desespero diante dos paradoxos e misérias da vida morresse inesperadamente e em paz. Assim faleceu Hector Benoit na madrugada desta segunda-feira 05 de dezembro, dormindo e sem tempo para despedidas e lamentações. Seu temperamento uruguaio, Benoit era orgulhosamente bas (…)

Nova Diretoria da Anpof (2023-2024) é apresentada na mesa de encerramento do XIX Encontro Anpof

14/10/2022 • Notas e Comunicados

É apenas a segunda vez que a presidência da ANPOF é ocupada por um programa do nordeste. A ausência de pessoas do Nordeste e Norte na direção da ANPOF demonstra que a democratização dos espaços de poder da filosofia ainda precisa ganhar corpo. É a primeira vez que mulheres pardas e negra (…)

Nota de falecimento - Bruno Latour

09/10/2022 • Notas e Comunicados

Anpof lamenta o falecimento de Bruno Latour, antropólogo, sociólogo e filósofo da ciência francês. Latour nasceu em 22 de junho de 1947, na França, onde se formou em filosofia e antropologia. Foi um dos fundadores dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, desenvolvendo pesquisas no campo (…)