Anpof lamenta o falecimento do professor Mário Carvalho

23/03/2022 • Notas e Comunicados

Anpof lamenta o falecimento do professor Mário Carvalho, professor do Departamento de Filosofia da UFRJ "Jovem professor, destacava-se pelo carisma, gentileza e cuidado no trato com os colegas e alunos. Deixa uma lacuna no coração de todos. O Departamento expressa seus sentimentos a todos os familiares e amigos do Mári (…)

Anpof assina manifesto junto à ANPEd contra lobby de pastores no MEC

23/03/2022 • Notas e Comunicados

O FIM DO GOVERNO DO FIM! Lobby de pastores no MEC, autorizado pela presidência A ANPEd e demais associações e entidades científicas da área da Educação e do Fórum das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes (CHSSALLA) solicitam publicamente aos órg&ati (…)

Anpof subscreve carta junto aos movimentos e entidades da educação sobre os microdados do Censo Escolar

22/02/2022 • Notas e Comunicados

Posicionamento Público Brasil, 22 de fevereiro de 2022. É com extrema preocupação e inquietação que nós, movimentos e entidades da educação, recebemos a notícia, publicada no dia de ontem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (In (…)

Anpof subscreve nota da SBF sobre o aumento dos valores das bolsas

22/02/2022 • Notas e Comunicados

SBF urge CNPq e Capes a aumentarem os valores das bolsas Os valores das bolsas da CAPES e do CNPq para doutorado, mestrado, iniciação científica e pós-doutorado refletem o total descaso do governo federal com a pesquisa e a ciência brasileiras. Os valores estão congelados desde 2013. Em valores atualizados, pod (…)

Sinal de alerta: A simplificação do licenciamento ambiental e os desastres anunciados em Minas Gerais

13/01/2022 • Notas e Comunicados

Nota assinada pelas seguintes associações: Associação Brasileira de Antropologia – ABA e seu Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais – ANPOCS; Associação Brasileira d (…)

Nota de falecimento: Enrico Berti

06/01/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo italiano Enrico Berti, um dos maiores conhecedores do pensamento aristotélico. Berti era professor emérito de História da Filosofia na Universidad de Padua, cidade em que morreu aos 86 anos. Seus estudos centravam-se na Filosofia Antiga, desde Tales de Mileto até a Ida (…)

Esclarecimentos sobre o resultado da Chamada Universal CNPq 2021

05/01/2022 • Notas e Comunicados

O Comitê Assessor de Filosofia (CA-FI) do CNPq recebeu, para análise e parecer, 47 (quarenta e sete) projetos, submetidos à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 18/2021 (Chamada Universal), sendo 32 (trinta e dois) de Grupos Emergentes (Faixa A) e 15 (quinze) de Grupos Consolidados (Faixa B), num total solicitado de R$ 3.318.198,87 (três mil (…)

Nota de Falecimento - bell hooks

15/12/2021 • Notas e Comunicados

Na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, faleceu a filósofa, autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense bell hooks. A Anpof lamenta profundamente a morte de uma das maiores pensadoras de nosso tempo e presta agradecimentos pelo legado que nos deixa.  A pensadora publicou mais de t (…)

Decisão judicial que suspendia a avaliação quadrienal da Capes é derrubada

03/12/2021 • Notas e Comunicados

A avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estava paralisada desde setembro, quando a Justiça Federal expediu uma liminar que suspendia imediatamente o serviço que avalia programas de pós-graduação stricto sensu. Nesta úl (…)

Nota pública da SBPC sobre a crítica situação do CNPq

30/11/2021 • Notas e Comunicados

Hoje, é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do CNPq, atualmente insuficiente para cumprir um planejamento de atividades que inclui o atendimento às importantes ações que são o Edital Universal, o financiamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnolo (…)