Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 9 de julho de 2022 e 10 de maio de 2024.  O Prêmio ser&aa (…)

Sociedade Interamericana de Filosofia e Sociedade Filosófica do Uruguai realizam XIX Congresso Interamericano de Filosofia em Montevidéu

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Interamericana de Filosofia e a Sociedade Filosófica do Uruguai convidam pesquisadores, professores e outros atores ligados à atividade filosófica para o XIX Congresso Interamericano de Filosofia e o V Congresso da Sociedade Filosófica do Uruguai, a serem realizados na cidade de Montevidéu, Uruguai, ent (…)

Presidente da Anpof ministra Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFS

06/03/2024 • Notícias ANPOF

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS realizou, no dia 6 de março de 2024, a Aula Inaugural "A Filosofia e o Plano Nacional de Pós-Graduação", ministrada pelo presidente da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof), professor D (…)

SBFA publica edital do 3º Prêmio de Melhor Artigo em Filosofia Analítica

05/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) divulga a edição 2024 do 3º Prêmio da SBFA. A premiação é voltada à artigos inéditos em Filosofia Analítica de doutorandos(as) e recém doutores(as) que obtiveram seu respectivo título em 2022 ou depoi (…)

Roda de conversa da Anpof e RBMF discute maternidade e pesquisa

29/02/2024 • Notícias ANPOF

A quem a maternidade atrapalha, de fato? Essa questão foi colocada pelo movimento Parent in Science, recentemente, e vamos debatê-la por aqui também. Em janeiro deste ano, o CNPq aceitou um parecer em que a gravidez foi justificativa para reprovar Maria Carlotto, professora da UFABC, em edital de pesquisa de produtividade. Infelizm (…)

SBFA realiza mapeamento dos Grupos de Pesquisa sobre Filosofia Analítica

27/02/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) realiza mapeamento para identificar grupos de pesquisa sobre filosofia analítica que ainda não estejam registrados ou associados. Os interessados (líderes ou membros) podem cadastrar o grupo ou filiar-se diretamente à SBFA através deste formulário. Fu (…)

GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é criado

14/02/2024 • Notícias ANPOF

Formado por pesquisadores e pesquisadoras que investigam a interrelação entre a Filosofia e Ciências Físicas, o GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é um espaço interdisciplinar de trabalho situado na interseção entre as ciências naturais e as humanid (…)

Livros da coleção XIX Encontro Anpof começam a ser lançados pela editora Quero Saber

31/01/2024 • Notícias ANPOF

A Anpof, em parceria com a editora do Instituto Quero Saber, começa a lançar a Coleção XIX Encontro Nacional Anpof. A série de livros organizada pelos Grupos de Trabalho da Anpof reúne as pesquisas apresentadas por professoras e professores, pós-graduandas e pós-graduand (…)

Seletiva Nacional para a 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia recebe inscrições até 5 de janeiro

14/12/2023 • Notícias ANPOF

A 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), mais importante evento da comunidade filosófica internacional dedicado a estudantes da educação básica, acontece de 16 a 19 de maio de 2024, em Helsinque, na Finlândia. As inscrições para a seletiva nacional, inicialmente previstas para (…)

Anpof subscreve Protocolo de Enfrentamento da Violência de Gênero elaborado pela RBMF

06/12/2023 • Notícias ANPOF

A violência de gênero é um dos fatores relacionados à persistente desigualdade de gênero  nos cursos e departamentos de filosofia do país. Em seu compromisso de lutar contra o  preconceito acadêmico, a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas apresentou à comunidade filosó (…)