Anpof subscreve Protocolo de Enfrentamento da Violência de Gênero elaborado pela RBMF

06/12/2023 • Notícias ANPOF

A violência de gênero é um dos fatores relacionados à persistente desigualdade de gênero  nos cursos e departamentos de filosofia do país. Em seu compromisso de lutar contra o  preconceito acadêmico, a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas apresentou à comunidade filosó (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS

01/12/2023 • Notícias ANPOF

  A Diretoria da Anpof, na figura do presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFS no dia 30 de novembro. Estiveram presentes na reunião o coordenador do PPG, Prof. Dr. Christian Lindberg, e parte de seu cor (…)

Diretoria da Anpof e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC se reúnem para discutir sobre o cenário da Filosofia no Brasil

17/11/2023 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof — representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE) — visitou o Pós-Graduação em Filosofia da UFSC no dia 16 de novembro. Em reunião com o coordenador do PPG, Prof. Dr. Jerzy André Brzozowski, e parte de seu corpo docente, foram pautados tema (…)

Patrícia Hill Collins recebe o prêmio Berggruen Prize for Philosophy & Culture

26/10/2023 • Notícias ANPOF

Patrícia Hill Collins é a vencedora da edição de 2023 do Berggruen Prize for Philosophy & Culture. Estabelecido em 2016 pelo filantropo Nicolas Berggruen, o Prêmio Berggruen de Filosofia e Cultura é um prêmio de US$ 1 milhão concedido anualmente a uma pensadora ou pensador cujas ideias m (…)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA e Diretoria da Anpof tratam do cenário da Filosofia em reunião institucional

19/10/2023 • Notícias ANPOF

No dia 18 de outubro, a Diretoria da Anpof — representada pelo presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE) — se reuniu com a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. Entre as pautas do encontro estiveram temas relacionados à p&oacu (…)

Programação prévia das comunicações e mesas redondas do Miniencontro Anpof é divulgada

13/10/2023 • Notícias ANPOF

A comissão organizadora do Miniencontro Anpof - 40 anos acaba de divulgar a programação prévia das comunicações - presenciais e online - e mesas temáticas - apenas presenciais. O evento acontecerá em Fortaleza/CE entre 20 e 22 de novembro e parte da programação é virtual. Os (…)

GT Pensamento Filosófico Brasileiro lança Enciclopédia da Filosofia Brasileira 

02/10/2023 • Notícias ANPOF

O Grupo de Trabalho Pensamento Filosófico Brasileiro, ligado à Anpof, acaba de publicar a Enciclopedia da Filosofia Brasileira (EFB), que apresenta verbetes sobre filósofas e filósofos brasileiros, a história das instituições de ensino e pesquisa bem como sobre temas da filosofia brasileira em geral. (…)

Abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos

21/09/2023 • Notícias ANPOF

Estão abertas as inscrições para participação com direito à certificado no Miniencontro Anpof 40 anos. As inscrições, nessa modalidade, custam R$10. Estão isentas de pagar por esse valor pessoas negras (com declaração); trans; indígenas; mães (gestantes, adota (…)

Abertas as submissões de propostas para mesas redondas para o Miniencontro Anpof 40 anos

05/09/2023 • Notícias ANPOF

A comissão organizadora do Miniencontro Anpof 40 anos acaba de abrir submissões para propostas de mesas redondas para o evento comemorativo, que será realizado em Fortaleza de 20 a 22 de novembro. O prazo de submissão é o dia 23 de setembro e as propostas devem seguir as temáticas do evento, que podem s (…)

Comissão organizadora do Miniencontro Anpof 40 anos divulga sugestões de lazer em Fortaleza/CE

04/09/2023 • Notícias ANPOF

Fortaleza, capital do Ceará, receberá o Miniencontro Anpof 40 anos entre os dias 20 e 22 de novembro. Confira abaixo algumas dicas culturais da cidade, levantadas pela comissão organizadora. A Praia do Futuro, a Praia de Iracema, e a Beira Mar são bem movimentadas e com uma grande variedade de quiosques e barracas de pra (…)