Canal do Marx GEM no Youtube

31/07/2020 • Notícias ANPOF

Acesse o Canal do Marx GEM. INSCREVER-SE pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCaw4P1o-h3fSFGImRZby6RQ  Veja também: https://youtu.be/a6GfcxHZ-ak https://youtu.be/CJQKRaFQ0oU (…)

PRÊMIO FILÓSOFAS

21/07/2020 • Notícias ANPOF

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) tornam pública a edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e tes (…)

Brasil conquista Medalha de Prata e Menção Honrosa na Olimpíada Internacional de Filosofia de 2020, edição online

05/06/2020 • Notícias ANPOF

A delegação que representou o Brasil na e-IPO 2020 Na edição online da Olimpíada Internacional de Filosofia deste ano (e-IPO 2020), realizada entre os dias 28 e 31 de maio, o Brasil alcançou o seu melhor resultado na curta história de sua participação na IPO, iniciada em 2017. O estuda (…)

INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

26/05/2020 • Notícias ANPOF

  Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscriç&otild (…)

Projeto Conjectura

02/05/2020 • Notícias ANPOF

Conjectura é um projeto filosófico de divulgação científica das Ciências Humanas, cujo objetivo é “conjecturar” sobre problemas/fatos/fenômenos atuais a partir do amplo referencial das humanidades em geral. Realizamos duas lives por semana, uma, com pesquisador (a) da área (…)

Filosofia e Performance (PNPD CAPES)

23/04/2020 • Notícias ANPOF

Desenvolvimento em tempo real do trabalho de Pesquisa do Projeto  FILOMOVE Filosofia artes e estéticas do Movimento ICA UFC (PNPD CAPES) A pesquisa em convenio com o MAUC ( Museu de Arte da UFC) está sendo desenvolvido junto a 30 pesquisadores Latino americanos e coordenado pela Prof. Natacha Muriel L&o (…)

Conheça iniciativas: Mulheres na Filosofia no Brasil

13/04/2020 • Notícias ANPOF

Em parceria com a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, a Anpof, na semana do dia 8 de março deste ano, divulgou projetos institucionais de professores e professoras de Filosofia sobre filosofia e mulheres, de diversas partes do país. Os projetos, de extensão ou pesquisa, buscam dar visibilidade a filósofas e suas obra (…)

Futuras filósofas: o caminho que se abre para as mulheres

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

30/03/2020 • Notícias ANPOF

Qualquer estudante de Filosofia possivelmente lembra-se que seu primeiro contato com o pensamento da Antiguidade, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior, envolveu nomes como Aristóteles, Platão, Heráclito, Epicuro. Quantos estudaram Hipátia de Alexandria? Ester Barbosa, estudante de Graduação em Filoso (…)

Relato e reflexões sobre a reunião SBPC/Sociedades Científicas e Governo O futuro da ciência brasileira?

27/03/2020 • Notícias ANPOF

No dia 11 de março de 2020, ocorreu, na cidade de São Paulo, a reunião da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a presença de mais de 70 associações científicas filiadas, do presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto, do presidente do CNPq, Jo&atild (…)

Viver e estudar na Itália, na era do covid-19

Luan José Silva Remígio

Castanhalense (Pará), Professor da Seduc-Pa, doutorando em Filosofia pela Universidades Federal de São Paulo

26/03/2020 • Notícias ANPOF

Nos últimos dias ensaiei diversas vezes o início deste texto, já tinha claro aquilo que gostaria de dizer. Na realidade, desde que cheguei em Lecce, no sul da Itália, pensava em escrever algo que pudesse ajudar aqueles que por algum acaso tivesse que realizar, como eu, estágio ou estudos aqui. Entretanto, (…)