Inscrições estão abertas para apresentações de trabalho no Miniencontro Anpof - 40 anos

17/08/2023 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Neste ano, celebramos, portanto, 40 anos de existência. Para celebrar essas quatro décadas, vamos realizar o Miniencontro Anpof - 40 (…)

Anpof participa do III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará

15/08/2023 • Notícias ANPOF

Nos dias 10 e 11 de agosto foi realizado o III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará em Juazeiro do Norte (CE). A diretoria da Anpof esteve presente no evento com a participação do prof. Dr. Érico Andrade (UFPE), presidente da associação e da profa. Dra. Taís Pereira (CEFET/RJ), do conselh (…)

SBFA publica edital do 2º Prêmio de Melhor Artigo em Filosofia Analítica

19/07/2023 • Notícias ANPOF

Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) divulga a edição 2023 do 2º Prêmio da SBFA. A premiação é voltada à artigos inéditos de doutorandos(as) e recém doutores(as) que obtiveram seu respectivo título em 2021 ou depois.  O Prêmio Melhor Art (…)

Bolsas de produtividade do CNPq são tema de reunião do FCHSSALLA

12/07/2023 • Notícias ANPOF

No último dia 30 de junho, foi realizada a reunião do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguísticas e Artes (FCHSSALLA), reunindo mais de trinta entidades, entre elas, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia. A diretoria da Anpof participou da (…)

Anpof promove o primeiro encontro do Fórum de Coordenações

29/06/2023 • Notícias ANPOF

No dia 17 de abril de 2023 foi realizado o primeiro encontro do Fórum Anpof de Coordenações. As pautas discutidas foram: 1. Políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos; 2. Editais de distribuição de bolsas de pós-graduação e 3. Políticas afirmativas para c (…)

Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

20/06/2023 • Notícias ANPOF

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Processo se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho, após 3 semanas de votações online A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de anunciar o resultado das eleições de 2023, e o (…)

Anpof celebra 40 anos de existência em 2023

14/06/2023 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Segundo o Art. 3º de seu Estatuto, seus objetivos eram "promover maior integração dos cursos de pós-graduaç (…)

Estudante brasileiro recebe Menção Honrosa na 31ª Olimpíada Internacional de Filosofia

Gustavo Coelho

(Me. Prof. CIB)

13/06/2023 • Notícias ANPOF

O estudante brasileiro Gabriel Wohlmeister Marcondes, do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, foi agraciado com uma Menção Honrosa na 31ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2023 em Olímpia, na Grécia. O evento contou com a participação de (…)

Anpof abre chamada para publicação de textos do XIX Encontro Anpof

06/06/2023 • Notícias ANPOF

A Anpof torna público o presente edital (disponível neste link) e convida as/os interessadas/os a submeterem seus trabalhos, resultantes das apresentações e discussões ocorridas no encontro da Anpof em outubro de 2022, ao processo de submissão dos mesmos para publicação de livros que serã (…)

Docentes de licenciatura de todo o país podem se inscrever para 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

22/05/2023 • Notícias ANPOF

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas premia experiências de formação de professores desenvolvidas em instituições de ensino superior públicas e privadas e receberá inscrições até 12 de junho  A formação inicial de professores da educação (…)