Anpof lança coluna "Radar Filosófico" para divulgar trabalhos acadêmicos recém-publicados

28/02/2023 • Notícias ANPOF

Quem é da comunidade acadêmica sabe muito bem o que é sentir a pressão intensa e constante por cada vez mais publicações. Este sistema gera um volume imenso de textos que, em grande parte, passam despercebidos e não recebem a atenção e engajamento devidos. Preocupados com esta situaç&at (…)

Semente de futura associação de professoras/es é plantada durante o V Encontro da ANPOF Educação Básica

17/10/2022 • Notícias ANPOF

A mesa do simpósio da manhã da última quinta-feira (13/10), no V Encontro da ANPOF Educação Básica, provavelmente proporcionou um momento que vá ser histórico. A mediadora e secretária geral da ANPOF, Profa. Dra. Patrícia Velasco (UFABC), após a apresentação dos tr (…)

Em entrevista a Anpof, Ailton Krenak convida a comunidade filosófica a pensar as confabulações que fogem a lógica da filosofia tradicional

12/10/2022 • Notícias ANPOF

Na próxima sexta-feira (14/10) às 9h da manhã, o conferencista, pensador e ambientalista indígena Ailton Krenak participará do último dia de atividades do XIX Encontro Anpof. A conferência é uma das muitas atividades que compõem a programação desta edição. Em ent (…)

Anpof apresenta relatório sobre avanço dos estudos de gênero na pós-graduação em Filosofia no Brasil durante o XIX Encontro Anpof

28/09/2022 • Notícias ANPOF

Em 2018, o livro "Explosão Feminista", de Heloísa Buarque de Hollanda nos trouxe um panorama do avanço da pauta feminista no Brasil a partir de 2013 em várias frentes, como a cultural, política, acadêmica e artística. Neste ano de 2022, a ANPOF interessou-se por um mapeamento do fenômeno (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro "Procurando Razões", de Waldomiro Silva Filho

12/09/2022 • Notícias ANPOF

No dia 27 de setembro, às 19h, acontece o último lançamento de livro da programação da Anpof nas Eleições 2022. A obra em debate será “Procurando Razões”, do professor Dr. Waldomiro Silva Filho (UFBA), publicada recentemente pela Editora Edufba. A  conversa será c (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro 'Do transe à vertigem: ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição'

29/08/2022 • Notícias ANPOF

No dia 6 de setembro, às 19h, acontece mais um lançamento de livro da Anpof nas Eleições 2022. A obra que enseja este encontro é “Do transe à vertigem – Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição”, escrita por Rodrigo Nunes (PUC-Rio) e lançada recentemente pela Edito (…)

Apresentações de Yara Frateschi, Ivan Domingues e José Crisóstomo, na mesa-redonda Filosofia e Humanidades da Semana Anpof 2021, viram artigos na Revista Discurso

11/08/2022 • Notícias ANPOF

A última edição da Revista Discurso, do Departamento de Filosofia da USP, reúne três artigos apresentados na Semana Anpof 2021, realizada entre os dias 21 e 25 de junho. A mesa-redonda Filosofia e Humanidades teve a presença da professora Dra. Yara Frateschi (Unicamp) e dos professores Dr. Ivan Domingues (UFMG) e (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro 'Linguagem da Destruição: A democracia brasileira em crise'

10/08/2022 • Notícias ANPOF

No dia 24 de agosto, às 19h, acontece mais um lançamento de livro da Anpof nas Eleições 2022. A obra em debate será "Linguagem da Destruição: A democracia brasileira em crise”, escrita em uma parceria da professora Dra. Heloisa Murgel Starling com os professores Dr. Miguel Lago e Dr. Newton Bign (…)

Anpof participa da 74ª Reunião Anual da SBPC com mesa-redonda sobre Epistemologias Social, Feminista e Decolonial

26/07/2022 • Notícias ANPOF

Na sexta-feira, dia 29 de julho, às 14h, acontece a transmissão da mesa-redonda organizada pela Anpof na programação da 74ª Reunião Anual da SBPC. A mesa da Anpof será transmitida no canal da Anpof no YouTube e terá como temas centrais as Epistemologias Social, Feminista e Decolonial (…)

Anpof realiza roda de leitura sobre o livro  "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro", de Marcos Nobre

19/07/2022 • Notícias ANPOF

No mês de julho a programação da Anpof nas Eleições de 2022 terá mais um lançamento de livro: "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro" (Todavia, 2022). O encontro acontece no dia 21, às 19h, com transmissão no canal da Anpof no YouTube. Na roda de leitura, o (…)