Saiba como usar os meios de divulgação da Anpof

02/02/2021 • Notícias ANPOF

A comunicação da Anpof atua em duas frentes: na divulgação das atividades e produções de nossa comunidade e na produção de conteúdos filosóficos. Esta produção tem como objetivo dar visibilidade a importantes temas, promover diálogos, debates e a divulgação científica, respeitando as diversidades de temáticas, gênero, raça e regiões. Para isso, temos as seções de Entrevistas, o Podcast Anpof e a Enciclopédia Audiovisual de Filosofia da Anpof.

Nos últimos anos temos trabalhado para disponibilizar e aprimorar as ferramentas de divulgação e de comunicação, a fim de corresponder às demandas de nossos programas de pós-graduação e também aos desafios que nos são impostos de defender e valorizar o ensino e a pesquisa da filosofia brasileira. Assim, disponibilizamos abaixo um roteiro indicando como utilizar as nossas ferramentas para divulgar as atividades de seu programa de pós-graduação, grupo de estudos ou GT. A Anpof se compromete com a divulgação de demandas de programas de pós-graduação, com prioridade, ou iniciativas que tenham participantes que possuam ou tenham tido vínculo com algum programa de pós-graduação em Filosofia, que seja parte de algum GT da Anpof ou da Anpof/Ensino Básico.


Agenda

Para divulgar concursos, seleções, eventos, lançamentos ou chamadas de revistas, lançamentos de livros, acesse a seção agenda > Submeter agenda. Nós divulgamos, quizenalmente, em nosso boletim e, semanalmente, em nossas redes sociais o que é cadastrado em agenda, desde que o cadastro seja feito com 10 dias, no mínimo, de antecedência ao início da agenda.


Concursos e Seleções

Informações obrigatórias: data inicial e final de inscrição; local (instituição e cidade); link que direcione para o edital. No caso de concursos, informar no texto a área, número de vagas e formação exigida. Se houver, valor de inscrição.
Informações desejáveis: no caso de seleções, número de vagas e linhas de pesquisa.


Eventos

Informações obrigatórias: data(s) do evento, horário e instituição que está promovendo. Se for transmitido virtualmente, informar plataforma de transmissão e link. Se for presencial, informar local. Deve constar no texto informações sobre inscrição e e-mail para contato.
Informações desejáveis: link para direcionamento (caso o evento seja presencial), imagem, data para submissão de artigo/resumo, programação, participantes e imagem.

Você também pode cadastrar cursos, minicursos ou oficinas na seção de Eventos. Divulgamos cursos pagos, desde que o valor da taxa seja de até R$150, ou seja, 10% do valor de uma bolsa de mestrado CAPES ou CNPq.


Lançamentos de Livros

Informações obrigatórias: imagem da capa, título do livro e do autor/autora ou organizador/organizadora, link para acesso ao trabalho e texto com resumo.
Informações desejáveis: data de lançamento (se houver).


Lançamentos de Revistas

Informações obrigatórias: nome da revista, instituição à qual está vinculada e link para acesso. Deve constar no texto o número, volume e ano da revista e e-mail para contato.
Informações desejáveis: imagem da revista, sumário com títulos dos textos e autoras/autores, editoras/editores da revista, organizadoras/organizadores do número e Qualis.


Chamadas de Revistas

Informações obrigatórias: data inicial e data final para submissão de textos, título da revista, instituição à qual está vinculada (informando, também, programa e/ou departamento) e link com direcionamento para diretrizes. Deve constar no texto e-mail para contato.
Informações desejáveis: Qualis, editoras e/ou editores, responsáveis pela edição e diretrizes.


Comunidade Anpof

A seção Comunidade é dedicada a abrigar iniciativas de podcast, canal no YouTube ou blog, que promovam divulgação filosófica. Fazemos a divulgação de iniciativas que sejam produzidas por pessoas que pertencem ou pertenceram a algum programa de pós-graduação em Filosofia, GT da Anpof ou Anpof/Ensino Básico. É necessário criar um perfil, informando quem faz a produção deste conteúdo, uma pequena sinopse do trabalho e o link de acesso. Também é importante que seja feita a alimentação periódica dos episódios do perfil com conteúdos recentes. Perfis que não forem atualizados nos últimos seis meses serão excluídos.

A divulgação nas redes sociais da Anpof é feita semanalmente, reunindo os episódios produzidos e cadastrados pelos perfis durante a semana. Os conteúdos cadastrados que foram produzidos a mais de 1 mês ficarão disponíveis no site, mas não serão incluídos na divulgação das redes sociais.

Para criar seu perfil ou alimentá-lo, acesse a aba Comunicação > Comunidade


Coluna Anpof

A Coluna Anpof é um espaço democrático de expressão que tem como objetivo a publicação de artigos e ensaios produzidos pela comunidade filosófica que, além de dar visibilidade às pesquisas realizadas nas mais diversas áreas, busquem dialogar com questões contemporâneas a fim de contribuir para o debate público. Também são aceitos textos de homenagem e traduções.

Ocasionalmente, os textos submetidos à Coluna Anpof podem ser divulgados, com a permissão das autoras e autores, no Estado da Arte ou no Le Monde Diplomatique Brasil, veículos com os quais temos parceria.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Cada autor/a poderá publicar 1 (um) texto por trimestre;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio;

  5. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para a Coluna Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Radar Filosófico

Espaço dedicado à divulgação de trabalhos recém-publicados, sobretudo, por pesquisadoras/es em início de carreira. Os textos publicados mensalmente nesta seção da Coluna Anpof serão selecionados de acordo com a originalidade do trabalho e capacidade de transmissão do conteúdo em linguagem não-especializada, além dos critérios de inclusão e representatividade (mulheres, negros, indígenas e filósofas e filósofos das regiões norte e nordeste).

Critérios para submissão:

  1. Os textos não podem exceder o limite de 800 palavras, e não devem conter referências bibliográficas ou notas de rodapé;

  2. Devem ser escritos em uma linguagem acessível, evitando termos técnicos e linguagem especializada;

  3. Devem expor o conteúdo de um artigo ou capítulo de livro recém-publicado, isto é, até no máximo 6 meses antes da data de submissão do texto à coluna. Levaremos em consideração a data de publicação (que deve ser indicada na submissão) e não a data da edição do periódico em questão. O artigo pode ter sido publicado em periódico nacional ou estrangeiro, desde que a pesquisadora ou pesquisador esteja vinculado/a a uma instituição brasileira;

  4. A princípio, estamos abertos a textos sobre qualquer tema ou tradição filosófica, desde que não veiculem nenhuma forma de preconceito ou discurso de ódio. No entanto, periodicamente faremos chamadas com tópicos específicos;

  5. Os textos devem vir acompanhado de uma minibiografia do autor ou autora, um link para o artigo completo publicado e, opcionalmente, uma fotografia recente;

  6. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para o Radar Filosófico.


Resenhas

Com a finalidade de divulgar a produção filosófica nacional, esta seção difundirá resenhas de livros produzidos pela comunidade filosófica brasileira. O intuito deste espaço é proporcionar aos docentes e discentes da área um conhecimento sobre os livros recém-publicados. Acreditamos na importância da comunidade filosófica brasileira se ler, se citar e utilizar material de autores nacionais em palestras, aulas e produções acadêmicas.

Critérios para submissão:

  1. As submissões devem ser feitas em língua portuguesa com extensão entre 500 e 1500 palavras no corpo do texto;

  2. Os textos devem ser inéditos e podem ser produzidos por qualquer pessoa que pertença ou tenha pertencido a algum programa de pós-graduação em Filosofia, contemplando estudantes de mestrado e doutorado;

  3. Os textos devem vir acompanhados de uma minibiografia do/a autor/a da resenha;

  4. Deve ser enviado, em anexo, a imagem da capa do livro e também link onde ele pode ser encontrado para compra ou aquisição gratuita;

  5. Os textos podem ser submetidos pelo e-mail: comunicacao@anpof.org.br, indicando no campo "assunto": Submissão para Resenhas Anpof. Será avaliada apenas a versão final do texto.


Fórum de Debates

O Fórum é um espaço público para que se publiquem e discutam posições sobre temas relevantes da vida acadêmica de nossa comunidade. A estrutura proposta para o Fórum agrega textos sobre um mesmo tema geral, de modo a estimular e explicitar o debate de argumentos.

O Fórum tem algumas regras cujo objetivo central é impedir que ele se torne um espaço de bate-papo. As publicações têm a forma de artigos e devem ter um mínimo de 2 mil e um máximo sugerido de 15 mil caracteres. A divulgação dos textos no site será na ordem inversa de sua publicação (os mais recentes ficarão acima dos demais). Os textos aqui publicados são assinados e de responsabilidade exclusiva de seus autores. O Fórum é público e pode ser acompanhado por toda a comunidade. 

Para propor um novo tema de debates, escreva para comunicacao@anpof.org.br


Boletim Anpof

O Boletim Anpof é produzido quinzenalmente, reunindo todas as divulgações acima, e é enviado diretamente ao e-mail cadastrado.

O cadastro pode ser feito acessando a aba Comunicação > Boletim