Abertas as submissões de propostas para mesas redondas para o Miniencontro Anpof 40 anos

05/09/2023 • Notícias ANPOF

A comissão organizadora do Miniencontro Anpof 40 anos acaba de abrir submissões para propostas de mesas redondas para o evento comemorativo, que será realizado em Fortaleza de 20 a 22 de novembro. O prazo de submissão é o dia 23 de setembro e as propostas devem seguir as temáticas do evento, que podem s (…)

A Face Oculta da Filosofia: Por uma Política de Declaração de Cor/Raça nos Programas de Pós-Graduação da Área

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

05/09/2023 • Coluna ANPOF

Sem rodeios. Os programas de pós-graduação em filosofia deixam de declarar a cor/raça de 4 a cada 10 estudantes. Isso prejudica profundamente a implementação e o acompanhamento de políticas de combate ao racismo na área. O que está em jogo é o cultivo de uma ignorância na filosof (…)

Comissão organizadora do Miniencontro Anpof 40 anos divulga sugestões de lazer em Fortaleza/CE

04/09/2023 • Notícias ANPOF

Fortaleza, capital do Ceará, receberá o Miniencontro Anpof 40 anos entre os dias 20 e 22 de novembro. Confira abaixo algumas dicas culturais da cidade, levantadas pela comissão organizadora. A Praia do Futuro, a Praia de Iracema, e a Beira Mar são bem movimentadas e com uma grande variedade de quiosques e barracas de pra (…)

Reitorias da UFPE, da Unicap e diretoria da Anpof se reúnem para dar início à organização do XX Encontro Anpof

04/09/2023 • Notícias ANPOF

                             Na primeira foto, reitoria da Unicap; na segunda foto, reitoria da UFPE.  Em reunião realizada no dia 1º de setembro, a comissão organizadora do XX Encontro Anpof e os reitores Alfredo Gomes (…)

Uma lição axiológica da democracia deliberativa

Manuel Cochole Paulo Gomane

Doutorando (UFBA) e Professor Assistente (Universidade Save/Moçambique)

04/09/2023 • Coluna ANPOF

O presente texto pretende de forma introdutória analisar três questões no campo da Democracia Deliberativa, a saber: (i) democracia como espaço de escolhas que produzem um viver harmonioso dentro da diversidade – felicidade; (ii) o contrato cultural como símbolo de tolerância política- o que devemos mo (…)

Quadro geral de programação do Miniencontro Anpof 40 anos

04/09/2023 • Notícias ANPOF

Veja abaixo o quadro da programação geral do Miniencontro Anpof 40 anos, que será realizado entre 20 e 22 de novembro em Fortaleza/CE. Em breve teremos a programação com os nomes dos conferencistas.  Dia 20/11 Manhã (9h às 11h) - Comunicações online (plataforma do Google Meets) (…)

Eixos temáticos do Miniencontro Anpof 40 anos

04/09/2023 • Notícias ANPOF

Conheça os eixos temáticos sobre os quais devem versar/dialogar as comunicações do Miniencontro Anpof 40 anos. As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro e podem ser feitas neste link.   Mulheres na Filosofia De contribuição filosófica que não pode se (…)

Godard, Sampedro, Dom Pedro II e o sonho de um homem ridículo: perspectivas sobre o suicídio

Juliomar Marques Silva

Doutor em Filosofia, UFBA

31/08/2023 • Coluna ANPOF

Para Kayk, meu amigo e psicólogo. Escrevo este texto para discutir um tema bastante polêmico e necessário, a saber, a questão do suicídio. Pretendo apresentar algumas perspectivas sobre este fenômeno muito peculiar praticado pela espécie humana. A pergunta central é por que alguém cometeria (…)

Miniencontro Anpof 40 anos - Perguntas e Respostas

28/08/2023 • Notícias ANPOF

Acompanhe abaixo as principais dúvidas e respostas sobre o Miniencontro Anpof 40 anos, que será realizado em Fortaleza entre 20 e 22 de novembro. Caso tenha outras dúvidas, escreva para: anpof40anos@gmail.com As submissões deverão ser somente nas temáticas propostas? As comunicações ve (…)

É possível uma filosofia brasileira?

Marcos Antônio Alves

Professor de Filosofia (UNESP)

28/08/2023 • Coluna ANPOF

Algo vem mudando na comunidade filosófica nacional. A tradição de pesquisa baseada em análises hermenêuticas e de comentários de grandes nomes da história da filosofia, embora ainda permaneça dominante e seja de grande valia e relevância, vem abrindo espaço para o surgimento, no Brasil, (…)