A realidade apofênica do Brasil

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

14/08/2023 • Coluna ANPOF

A•PO•FE•NI•A. S.f. Fenômeno psicológico associativo que conecta dados aleatórios da realidade. Esteve em curso no Brasil um processo de apofenização epistêmica, ou seja, uma tentativa de construção programática de caos social, cuja força encontrava-se na produ&cced (…)

Anpof 40 anos: Como a filosofia pode reverberar em todo o Brasil?

10/08/2023 • Podcast Anpof

Quais discussões precisamos fazer para que a filosofia reverbere em todo território nacional? É essa a pergunta que orienta o episódio da nova temporada especial Anpof 40 anos, com o professor Adriano Correia (UFG), que esteve na presidência da Anpof por quatro anos: entre 2017 e 2020. Nesta conversa com a profa. E (…)

Sobre gerações acadêmicas e o assédio moral

Carlos Carvalhar

Doutor em Filosofia (UFBA)

10/08/2023 • Coluna ANPOF

Ao tentar melhor compreender os perfis das pessoas que hoje estão nas universidades, percebi que temos três grandes gerações acadêmicas. Cada uma dessas gerações tem características próprias, pois coexistiram na universidade na mesma época e apresentam similaridades seja em relaç& (…)

Radar Filosófico - Gilda de Mello e Souza e a filosofia autoral no Brasil

Silvana Souza Ramos

Professora (USP)

08/08/2023 • Coluna ANPOF

Gilda de Mello e Souza foi aluna da missão francesa: estudou com Maugüé, Lévi-Strauss, e Roger Bastide. É importante dizer, contudo, que essa missão inaugural não significou a determinação da prática da historiografia filosófica segundo os moldes do método estrutural de lei (…)

A odisseia do Moisés acorrentado

Adriano Bittencourt

Doutorando em Filosofia (UFC)

06/08/2023 • Coluna ANPOF

A inteligência artificial tem trazido algumas reflexões sérias de intelectuais de diversas  áreas do conhecimento, em particular, no que concerne ao que devemos "permitir" aos robôs  fazerem por nós. Entre as várias discussões que se apresentam nesse debate, chamarei atenç&a (…)

Diretoria da Anpof se manifesta sobre edição 2023 do Prêmio CAPES de Tese

03/08/2023 • Notas e Comunicados

Com espanto, a Diretoria da Associação Nacional de Pós -Graduação em Filosofia (Anpof) recebe o retorno do Instituto Serrapilheira na edição 2023 do Prêmio CAPES Tese. A alteração no Edital nº 2/2023 foi publicada na edição desta terça-feira, 1º (…)

Panorama do NEM nos IFs

Gedeli Ferazzo

Profa. Ma. (IFRO)

Gabriel Kafure da Rocha

Prof. Dr. (IFSertãoPE)

02/08/2023 • Coluna ANPOF

No atual estágio de desenvolvimento do capital, as forças econômicas impõem os princípios do mercado como referencial obrigatório para todas as dimensões da vida social, resultando no esfacelamento da formação humana e, consequentemente, o embrutecimento do ser humano. No âmbito da educa (…)

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos

01/08/2023 • Coluna ANPOF

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos À pergunta que orienta as comemorações das quatro décadas de existência da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, a saber, Qual ANPOF queremos para os próximos 4 (…)

Por que, como e quem ou o que diz Sexismo?

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

31/07/2023 • Coluna ANPOF

Outrora, “eu” — ou, mais exatamente, a persona filosófica, FGAM — defendeu que um critério razoável para a atribuição à x do predicado, “é sexista” (adiante, <Sexista>), é que x precisa mostrar comprometimento com uma tese: a que a essência das mulhere (…)

40 anos da Anpof - um balanço

Vinicius Berlendis de Figueiredo

Professor do Departamento de FIlosofia da UFPR e ex-presidente da Anpof

27/07/2023 • Coluna ANPOF

A ANPOF celebra quarenta anos, numa trajetória inseparável da pós-graduação em filosofia no Brasil. Primeiro, porque sua criação foi iniciativa de professores que circulavam pelos nove programas existentes em 1983 (cinco no Sudeste, três no Sul, um no Nordeste). Segundo, porque a ANPOF não ape (…)