Filosofia e revolução

Breno Augusto da Costa

Professor (IFPR) e doutorando em Filosofia (UFU)

03/07/2023 • Coluna ANPOF

Existem vários tipos de filosofia. Este texto, porém, não pretende abordar as distinções entre a) o filosofar centrado na história da filosofia, b) o filosofar inspirado na lógica (é o que faz a filosofia analítica), ou c) o filosofar ancorado na experiência humana (conforme sugerido em (…)

Mais dignidade, menos desigualdade: Monalisa Carrilho de Macedo entrevista Nastassja Pugliese sobre Nísia Floresta

03/07/2023 • Entrevistas

No início do século 19, a filósofa da educação Nísia Floresta criticava o colonialismo a partir do feminismo usando o princípio da equidade natural como fundamento da análise da sociedade brasileira. Quando uma editora que nasceu com o aval de Henrique VIII e possui o peso de um catálogo q (…)

Nova temporada do Podcast Anpof, especial 40 anos, começa com episódio sobre a presença das mulheres na Filosofia

03/07/2023 • Podcast Anpof

Abrimos a nova temporada da Anpof, especial 40 anos, conversando com a profa. Dra. Susana de Castro (UFRJ), que assumiu a presidência da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia depois de quase 20 anos sem que uma mulher ocupasse esse cargo. Neste episódio, mediado pela professora Georgia Amitra (…)

Anpof promove o primeiro encontro do Fórum de Coordenações

29/06/2023 • Notícias ANPOF

No dia 17 de abril de 2023 foi realizado o primeiro encontro do Fórum Anpof de Coordenações. As pautas discutidas foram: 1. Políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos; 2. Editais de distribuição de bolsas de pós-graduação e 3. Políticas afirmativas para c (…)

O que o ensino de filosofia deve aprender com Oxum

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

28/06/2023 • Coluna ANPOF

Primeiramente, é importante salientar que (abre) caminhos esta escrita pretende  percorrer. Levando em conta a minha relação com o pensamento da filósofa iorubá Oyèrónk?? Oy?wùmí, a minha jornada como professora de filosofia na Educação Básica, e algumas  reflex (…)

Manifestação (ou manifesto?): por uma filosofia a muitas mãos

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR

Lucas Lipka Pedron

Prof. Me (SEE/MG)

26/06/2023 • Coluna ANPOF

O certo é que não existe receita ou fórmula geral para trabalhar junto. [...] Nós dois, Félix e eu, daríamos um bom lutador japonês. – Gilles Deleuze, Dois Regimes de Loucos, p. 249   Afinal de contas, a atividade da produção filosófica ocorre “adonde”? No m (…)

O que significa "reificação" A atualidade de um conceito de G. Lukács

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

22/06/2023 • Coluna ANPOF

Certa vez o filósofo Gaston Bachelard afirmou que a riqueza de um conceito pode ser aferida por seu “poder de deformação” (puissance de déformation [1]). Inicialmente enigmática, a afirmativa bachelardiana ganha seu sentido quando ele nos mostra que um conceito fecundo consegue ultrapassar - e agora as palav (…)

Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

20/06/2023 • Notícias ANPOF

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Processo se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho, após 3 semanas de votações online A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de anunciar o resultado das eleições de 2023, e o (…)

Sobre e para o filósofo no limbo

Aluizio Couto

Doutor em Filosofia (UFMG) e contratado da rede estadual de ensino de Minas Gerais

19/06/2023 • Coluna ANPOF

Discutimos muito a natureza da filosofia, a importância (ou desimportância) pública da área e, claro, seu financiamento. São discussões amplas e valiosas, mas que não cobrem tudo e nem poderiam fazê-lo. Pretendo tratar, em uma perspectiva individual, de uma figura cada vez mais comum: o filósofo (…)

Sobre a obviedade (das urnas, da vacina, do mundo)

Luiz Alberto Thomé Speltz Filho

Mestrando em Filosofia e Letras (UFPR)

15/06/2023 • Coluna ANPOF

Foi arremessado o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo e Satanás, sedutor de todo lugar habitado – foi arremessado na terra, e os seus anjos com ele. Apocalipse 12:9 Pensamos no óbvio como aquilo que não precisa ser falado ou afirmado, pois já está aí, à frente, pronto e aca (…)