Michel Henry e as Palavras de Cristo: o que significa para o homem nascer de novo?

Symon Sales Souto

Doutor em Filosofia pela UFSM; Membro colaborador do CLAFEN (Círculo Latino-Americano de Fenomenologia); Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Michel Henry defende que a realidade dos homens coincide com a realidade de Deus, na medida em que, é materialidade carnal e invisível, sem ser paradoxal, pois se dá sob o Fundo-comum, isto é, no Arqui-Filho que, em sua relação recíproca com o Pai, nos oferece o fôlego da Vida. Estas foram, ali&aacut (…)

Qual é o meu lugar de fala?

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pelo Prof- Filo da UFPR. Graduado em Filosofia pela FAFIC e Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI. Professor na Escola Dom Bosco/PE e na FASP.

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Reflexão feita a partir do livro O que é Lugar de Fala?, de Djamila Ribeiro O poeta russo Tolstoi diz em um de seus poemas: “Eu vejo o mundo a partir do jardim de lá de casa.”  Advoga o poeta, com essa assertiva, o lugar onde se põe para contemplar o mundo. Também para no mundo influir. Não s& (…)

SBFA realiza mapeamento dos Grupos de Pesquisa sobre Filosofia Analítica

27/02/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) realiza mapeamento para identificar grupos de pesquisa sobre filosofia analítica que ainda não estejam registrados ou associados. Os interessados (líderes ou membros) podem cadastrar o grupo ou filiar-se diretamente à SBFA através deste formulário. Fu (…)

Pessoas não são números!

Gabriel S. Suzart

Mestrando em Filosofia pela UFBA

27/02/2024 • Coluna ANPOF

Encontra-se popularmente, e infelizmente, parcialmente no âmbito acadêmico, bem como em outros contextos, um discurso meritocrático que sugere que todos têm as mesmas oportunidades de crescimento, como se estivessem no mesmo patamar educacional, existencial e familiar, entre outras dimensões. Há uma discussão (…)

As universidades deveriam se engajar mais contra o novo ensino médio e outras pautas políticas

Newton Pereira Amusquivar Júnior

Mestre e Doutor em Filosofia pela Unicamp; Pós-Doutorando em Filosofia pela Unifesp

22/02/2024 • Coluna ANPOF

Em 2017, o governo nada democrático de Michel Temer realizou, por meio de decreto, a famigerada Reforma do Ensino Médio contendo diversas atrocidades contra a educação. Pouco se reagiu contra isso e, talvez por essa passividade, o Novo Ensino Médio foi implementado a partir de 2022 em todo o país. Entre os divers (…)

Nota de pesar pelo falecimento do professor José Expedito Passos Lima

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

21/02/2024 • Notas e Comunicados

Ouso, de início, afirmar que este texto não é uma nota de falecimento convencional, daquelas que acabam por tornar a morte uma simples notícia cotidiana: uma agulha no palheiro dos informes hodiernos. Ou mesmo, como faz ver a traição do título, se tratar apenas de uma nota, um ponto sobre a totalidade de u (…)

A busca por uma hermenêutica universal

Janessa Pagnussat

Doutoranda em Filosofia (UFSM) e professora de Filosofia (UFN)

20/02/2024 • Coluna ANPOF

A hermenêutica surge como uma teoria da interpretação que objetiva a busca pelo significado através de uma análise filosófica e metodológica. Também chamada de "arte ou técnica da interpretação" remete ao termo grego hermeneuein que significa expressar, explicar, traduz (…)

Quem ousa interditar a Mário Mieli?

Thiago Sitoni Gonçalves

Psicólogo e psicoterapeuta; mestre e doutorando em Filosofia pela Unioeste

16/02/2024 • Coluna ANPOF

Na porção meridional do mundo, ouve-se as vaias e chacotas dirigidas a Caetano Veloso no Teatro da PUC-SP em seu discurso afiado ao conservadorismo tupiniquim. Ecoa em suas cordas vocais, a música do vibrante LP Tropicália: “Derrubar as prateleiras/As estátuas, as estantes/ As vidraças, louças, livro (…)

GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é criado

14/02/2024 • Notícias ANPOF

Formado por pesquisadores e pesquisadoras que investigam a interrelação entre a Filosofia e Ciências Físicas, o GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é um espaço interdisciplinar de trabalho situado na interseção entre as ciências naturais e as humanid (…)

A astúcia da arrogância

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

09/02/2024 • Coluna ANPOF

Wittgenstein: If a man says to me, looking at the sky, 'I think it will rain, therefore I exist, ' I do not understand him. Pritchard: That's all very fine; what we want to know is: is the cogito valid or not? (Ray Monk, Wittgenstein: The duty of genius) História filosofante da filosofia, filosofia da história da filosofia (…)