A pandemia e o pandemônio

Antonio Edmilson Paschoal

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Paraná

André Duarte

Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq

21/07/2020 • Podcast Anpof

O convidado deste episódio é André Duarte, professor do Departamento de Filosofia e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e em Educação da Universidade Federal do Paraná. Ele também é Diretor de Relações Internacionais da UFPR e bolsista de produtividade do CNPq. Ele acabou de enviar para publicação seu mais novo livro “A pandemia e o pandemônio: ensaio sobre a crise da democracia brasileira.” Ele estará disponível dentro de algumas semanas no formato e-book, publicado pela Via Verita. Quem convida Duarte para conversar sobre esse trabalho é Edmilson Paschoal, que também é professor de Filosofia da UFPR.

Diferente de outras obras de André Duarte, como "Vidas em Risco" e "O Pensamento à Sombra da Ruptura", esse trabalho não foi um livro maturado, mas uma resposta imediata à situação emergencial que estamos vivendo. O trabalho desse livro, segundo o professor, é o de oferecer um diagnóstico filosófico do presente. Para isso, ele mobiliza conceitos para pensar a pandemia e, em especial, a situação brasileira. Ele reflete, por exemplo, a partir das noções neoliberalismo e biopolítica de Foucault, de ideologia, a partir de Hannah Arendt e também mobiliza a noção de necropolítica não somente a partir de Achile Mbembe, mas também pensando o filme Bacurau.

Para Duarte, há uma produção da morte em larga escala a serviço de alguns interesses econômicos e de alguns valores patriarcais. Nesta conversa, ele também discute sobre o papel do filósofo diante dos desafios de nossos tempos e indica como suas reflexões se aproximam e se distanciam do debate brasileiro feito por intelectuais como Marcos Nobre e Vladimir Safatle. Acompanhe no Spotify ou Castbox.