Érico Andrade entrevista Halina Leal sobre colonialismo e racismo na Filosofia Brasileira

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

Halina Leal

Professora de Filosofia da Universidade Regional de Blumenau

19/06/2020 • Podcast Anpof

Neste episódio, o professor da Universidade Federal de Pernambuco, Érico Andrade, entrevista Halina Leal, professora da Universidade Regional de Blumenau, líder do GENERA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Gênero, Raça e Poder e integrante da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas.

Importante referência no Brasil sobre o feminismo negro, Halina Leal fala sobre a transformação que a filosofia vem experimentando no sentido de dar lugar a demandas antes reprimidas e que passam a ter espaço sobretudo pelo impulso dado pelas mulheres filósofas. Para ela, a formação filosófica, a fim de promover autonomia, deve abranger a multiplicidade epistemológica que foi historicamente negada por um cânone eurocêntrico.

A interação com a prática é também, segundo a professora, um elemento fundamental para a autonomia do pensar e que se revela na possibilidade de a filosofia refletir sobre a realidade. Em um momento no qual estátuas de personagens racistas vêm sendo derrubadas em vários locais do mundo, cabe a pergunta: como a filosofia lida com a colonização de seu próprio pensamento?

Para Halina, não se trata de eliminar da formação filosófica autores hoje considerados racistas ou sexistas, mas de recusar a ideia de um cânone universalista, incorporando ao estudo a multiplicidade de formas de pensar. Acompanhe a seguir esta discussão.

Ouça no Spotify ou ">Castbox.