Metadpocast: Filosofia e Formação

29/10/2021 • Podcast Anpof

O mês sobre Ensino de Filosofia, em outubro, foi encerrado com um super podcast: reunimos professores e professoras de filosofia que, além de tocarem suas pesquisas na área, vêm participando ativamente da produção de podcasts: Perdidos na Paralaxe, Hiperbólico, Pensatório, Radio Murucutu e Uma Filósofa por Mês.

O número de podcasts cresceu significativamente durante a pandemia de Covid-19. Uma visada breve na Comunidade Anpof nos dá uma amostra da variedade de podcasts de filosofia existentes hoje, produções que, embora ainda pouco reconhecidas no âmbito acadêmico, dedicam-se a contribuir para a qualificação do debate público e do ensino de filosofia em diferentes níveis.

Alguns, como o Hiperbólico, são anteriores à pandemia. A maior parte, no entanto, como o próprio Podcast Anpof, emergiu no contexto do teletrabalho e do ensino remoto, sem esquecer do Falando por Você que, antes de ser podcast, foi (e continua sendo também) programa de rádio. Rádio, aliás, que há cerca de cem anos atrás se consolidava enquanto sistema de broadcast, com seus aparelhos, programas e redes de transmissão, como testemunhou Walter Benjamin em meio à ascensão de regimes totalitários para a qual o controle dos meios de comunicação de massa foi decisivo.

Quase cem anos depois, em um contexto de crise educacional e comunicacional, em meio a circuitos tóxicos de fake news, negacionismo científico e retrocessos históricos no âmbito da educação e da pesquisa no país, conversamos sobre os atravessamentos entre ensino de filosofia e divulgação filosófica a partir das diferentes experiências de podcasting.

Ouça no Castbox ou Spotify.