Pandemia e filosofia: problemas éticos e sociais

22/08/2022 • Podcast Anpof

O novo episódio do Podcast Anpof aborda o contexto da pandemia, para pensar a sociedade, a filosofia e a vida pós-pandêmica, com a presença da professora Dra. Edna Maria Magalhães (UFPI), do professor Dr. Darlei Dall 'Agnol (UFSC) e a mediação da professora Dra. Georgia Amitrano (UFU/ANPOF). Na conve (…)

Democracia e Autoritarismo

08/07/2022 • Podcast Anpof

O novo episódio do Podcast Anpof apresenta reflexões sobre Democracia e Autoritarismo. O conteúdo vem como aquecimento para a mesa redonda sobre o tema, que acontecerá no XIX Encontro Anpof, em outubro, na cidade de Goiânia. Na conversa, Silvia Brandão, doutora e pós-doutoranda pela Unifesp, e Dario (…)

Filosofia e Modernismo

09/06/2022 • Podcast Anpof

Para pensar o centenário da Semana de Arte Moderna, este episódio do Podcast Anpof sobre Filosofia e Modernismo tem a presença da professora Taisa Palhares (Unicamp), do professor Ivan Maia (UFBA) e a mediação do professor Filipe Ceppas (UFRJ). Na conversa, os três defendem que a ideia de (…)

Filosofia do Ensino de Filosofia: uma conversa sobre os movimentos de sua constituição como campo acadêmico

13/05/2022 • Podcast Anpof

Iniciamos, neste episódio do Podcast Anpof, os debates que acontecerão em outubro no XIX Encontro Anpof, na mesa redonda sobre o Ensino de Filosofia. Esta temática fora introduzida em 2021, na campanha Ensino de Filosofia: por uma cidadania filosófica do campo. Para este episódio, convidamos a profa. Dra. Eliset (…)

O desafio da filosofia autoral no Brasil

18/04/2022 • Podcast Anpof

A filosofia acadêmica tem grande diversidade, tratando dos mais diversos temas e autores, mas só agora foi criado um GT na ANPOF voltado para tratar do pensamento filosófico brasileiro. Seria isso uma desvalorização da filosofia que nós mesmos fazemos? Faz sentido distinguir “filosofia no Brasil”, &ldq (…)

Podcast Anpof convida: Mulheres intelectuais de ontem e hoje

19/03/2022 • Podcast Anpof

Neste mês de março, nosso podcast convidou o "Mulheres intelectuais de ontem e hoje", uma iniciativa que nasce da união de dois grupos: um do Rio de Janeiro e outro de Santa Catarina. De um lado, temos o grupo de pesquisa decolonial Carolina de Jesus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do outro, o Grupo de Estudo e (…)

Consciência Racial

22/11/2021 • Podcast Anpof

Neste episódio que integra nosso especial Novembro Negro, recebemos o podcast Filosofia Pop para discutir sobre consciência racial. O professor Marcos Carvalho Lopes (UNILAB) convidou a professora Matilde Ribeiro (UNILAB) e o professor Kabengele Munanga (USP/UFRB) para essa conversa. Fecha o episódio a canção Descoloniza (…)

Metadpocast: Filosofia e Formação

29/10/2021 • Podcast Anpof

O mês sobre Ensino de Filosofia, em outubro, foi encerrado com um super podcast: reunimos professores e professoras de filosofia que, além de tocarem suas pesquisas na área, vêm participando ativamente da produção de podcasts: Perdidos na Paralaxe, Hiperbólico, Pensatório, Radio Murucutu e Uma Fil&oac (…)

Antropoceno e colapso ecológico

25/09/2021 • Podcast Anpof

Neste mês de setembro, discutimos por aqui a relação entre a Filosofia e a questão ambiental. Qual o papel da Filosofia diante do colapso ecológico que vivemos? Para essa conversa, convidamos para este episódio de nosso podcast Alyne Costa, doutora em filosofia pela PUC-Rio e vencedora do Prêmio Capes de Tes (…)

Podcast: democracia e autoritarismo: o que resta da ditadura hoje?

14/06/2021 • Podcast Anpof

Poucas horas depois de encerrarmos a gravação desse episódio, Kathlen Romeu, uma jovem negra de 24 anos, grávida, foi morta pela polícia militar durante uma operação na Zona Norte do Rio de Janeiro. Era este o tema dessa conversa: a violência policial que permeia toda a história brasileira. (…)