Cine Abismo

02/12/2020

O podcast Cine Abismo se constitui como uma atividade de extensão acadêmico-universitária (livre e gratuita) promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil/Ufes) realizada em parceria/cooperação interinstitucional entre grupos e núcleos de pesquisa, com apoio das Linhas de Pesquisa Educação e Linguagens (PPGE/Ufes) e Literatura, Alteridade e Sociedade (LAS/PPGL/Ufes).  Seu objetivo é o de ampliar o acesso ao saber elaborado nos campi universitários e criar as condições de possibilidade para dar mais visibilidade ao resultado das pesquisas e da produção do conhecimento acadêmico desenvolvido no âmbito das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão universitária.

O nome Cineclube Abismo foi escolhido em homenagem ao filósofo da Teoria Crítica Theodor W. Adorno, que compreendia de maneira crítica e dialética os aspectos sombrios e catastróficos da sociedade capitalista. Observado o objetivo principal de refletir sobre a sociedade contemporânea, o projeto planeja organizar discussões em torno de clássicos da História do Cinema tendo como referencial teórico autores pertencentes à Teoria Crítica da Sociedade (Adorno, Benjamin, Kracauer etc.) e à tradição marxista em geral Zizeek, Jameson etc.). Adicionalmente, pretendemos discutir alguns clássicos da Teoria do Cinema e da Literatura, tais como André Bazin, François Truffaut, Eisenstein, Deleuze, Linda Hutcheon etc. A discussão realizada é interdisciplinar, envolvendo Ciências Humanas, Letras e Artes. 

https://www.youtube.com/channel/UCydUn-U2_7fa-HIYYmswXmg

Podcast Cine Abismo (Projeto de Extensão da UFES)

https://linktr.ee/cineabismo

O Cineclube Abismo é uma atividade de extensão acadêmico-universitária (livre e gratuita) promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens (Nepefil/Ufes) realizada em parceria/cooperação interinstitucional entre grupos e núcleos de pesquisa, com apoio das Linhas de Pesquisa Educação e Linguagens (PPGE/Ufes), Literatura, Alteridade e Sociedade (LAS/PPGL/Ufes).

Seu objetivo é o de ampliar o acesso ao saber elaborado nos campi universitários e criar as condições de possibilidades para dar mais visibilidade ao resultado das pesquisas e da produção do conhecimento acadêmico desenvolvido no âmbito das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão universitária. A divulgação de novos episódios é mensal. 

Coordenadores do projeto: Profa. Dra. Luciana Molina Queiroz e Prof. Dr. Robson Loureiro.

Equipe técnica e criativa: Ana Costa, Filipe Marinho, Luciana Molina Queiroz e Rogério Rufino.O Cine Abismo pode ser escutado pelo Spotify, Youtube e Spreaker.