V Encontro Nacional ANPOF Ensino Médio

Durante seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia (GO), de 10 a 14 de outubro de 2022, a Anpof realizou pela quinta vez o Encontro Nacional Anpof Ensino Médio, rebatizado de Encontro Nacional Anpof Educação Básica. A revitalização da nomenclatura se adequou à expansão das pesquisas na área Ensino de Filosofia em todo país.

Veja a programação deste evento neste link.

Comissão organizadora

Profa. Dra. Adriana Delbó (UFG)

Prof. Dr. Adriano Correia (UFG)

Prof. Dr. Christian Lindberg L. Nascimento (UFS)

Prof. Dr. Cristiano Novaes de Rezende (UFG)

Profa. Ma. Divina Mendes Chagas (Mestranda UFMT)

Profa. Dra. Patrícia Del Nero Velasco (UFABC)

Profa. Dra. Rúbia Vogt (Colégio de Aplicação/UFRGS)

Prof. Dr. Sérgio Ramos (CAp/PROF-FILO UFPE)

Profa. Dra. Taís Silva Pereira (CEFET/RJ)

Profa. Dra. Tatiana de Macedo Soares Rotolo (IFB)

Prof. Dr. Flávio Carvalho (UFCG)

 

A submissão de texto para participar dos Círculos de diálogos e articulações foi feita de acordo com as diretrizes abaixo.

ESTRUTURA DO ENCONTRO ANPOF EDUCAÇÃO BÁSICA

O Encontro ANPOF Educação Básica será dimensionado de tal modo que contemple atividades de formação continuada (minicursos e simpósio), além de discussões e reflexões coletivas em torno do Ensino de Filosofia. Para tanto, serão consideradas as mudanças ocorridas na educação básica do país nos últimos 5 anos, com destaque para o novo Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

1. Minicursos

Os minicursos, organizados de forma temática, têm como objetivo propiciar um ambiente de qualificação profissional e troca de experiências didáticas.

2. Simpósio da Anpof Educação Básica

Mesa(s) redonda(s) cujo tema pretende abordar possibilidades de interação entre a pós-graduação e a educação básica, tendo em vista o atual cenário do Ensino da Filosofia no país.

3. Círculos de diálogos e articulações

Nesta edição, inauguramos um novo formato de apresentação de trabalho. Os relatos de experiência ocorrerão no âmbito dos Círculos de diálogos e articulações, que constituem um espaço para elaborar um diagnóstico da situação do Ensino de Filosofia nos mais diversos contextos escolares e para discutir uma agenda político-organizacional voltada para seu fortalecimento na educação básica. Os Círculos serão organizados de modo a propor um exercício coletivo de pensamento e de diálogo, visando estabelecer significados comuns em torno do Ensino de Filosofia.

Os Círculos de diálogos e articulações poderão ser distribuídos de acordo com afinidade profissional ou regional. A temática terá como objetivo discutir os impactos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do novo ensino médio na educação básica. Ao término de cada círculo, seus participantes disponibilizarão um único texto, material esse que será discutido em um segundo momento, na instância que será denominada de Ágora. Nela, todes participantes da ANPOF Educação Básica discutirão uma agenda, procurando pautar ações propositivas e de fortalecimento do Ensino de Filosofia.

Aqueles e aquelas que se propuserem a participar dos Círculos de diálogos e articulações com apresentação de trabalho submeterão um relato acerca da implementação dessas mudanças na sua escola ou rede de ensino e os impactos na sua prática docente. Para tanto, deverão encaminhar, dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento, um breve texto que dialogue com o seguinte tema: A BNCC na rede de ensino e/ou na escola que leciono: realidade(s) e desafio(s).

O texto deve ser enviado no ato de inscrição e respeitar a seguinte formatação:

1. Não ultrapassar o limite de 1 (uma) página de folha A4.

2. O tipo da fonte é Times New Roman. O tamanho da fonte é 12.

3. Espaçamento entrelinhas 1,5.

4. As margens da página são: 3cm (esquerda, inferior) e 2cm (direita, superior).

5. O texto deve ser enviado em arquivo único e no formato PDF.


Comissão organizadora
Antônio Edmilson Paschoal (UFPR)
Christian Lindberg (UFS)
Jorge Viesenteiner (UFES)
Junot Cornélio Matos (UFPE)
Juvenal Savian (UNIFESP)
Marta Alencar (USP)
Adriana Delbó (UFG)