A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Neste ano, celebramos, portanto, 40 anos de existência. Para comemorar essas quatro décadas, vamos realizar o Miniencontro Anpof 40 anos entre os dias 20 e 22 de novembro, em Fortaleza/CE. O evento acontecerá de maneira híbrida, de forma que as apresentações de comunicação terão modalidade online ou presencial. As comunicações online serão pelo turno da manhã e as presenciais acontecerão no turno da tarde. Apenas as comunicações online serão em plataforma virtual. Todo o restante da programação, incluindo as palestras, comunicações à tarde e mesas redondas, será presencial.

As comunicações versarão sobre quaisquer dos eixos temáticos do evento, de modo que a/o autor/a pode, igualmente, estabelecer um diálogo entre um conteúdo filosófico da história da Filosofia e um dos eixos temáticos propostos. O resumo da comunicação deve conter, além do título e autoria (e co-autoria, se houver), o máximo de 200 palavras e ser enviado via a este formulário entre os datas 7 de agosto e 9 de setembro. Só é possível o envio de uma proposta de comunicação por autoria. Ressalta-se que nesta edição comemorativa dos 40 anos da Anpof, estudantes de graduação poderão submeter propostas de comunicação em um volume de até 20% do número total de submissões aprovadas.

Neste evento, vamos discutir sobre o futuro da Filosofia no Brasil com o objetivo de avaliarmos e projetarmos os rumos do estudo e pesquisa no campo da Filosofia nas próximas décadas. A programação ainda contará com uma homenagem às ex-diretorias da Associação, conferências e mesas redondas que visam reunir pesquisadoras e pesquisadores da filosofia no país.


Mais informações sobre o evento:

Veja aqui as sugestões de lazer indicadas pela comissão organizadora.

Aqui se encontram as perguntas e respostas sobre o evento.

Conheça os eixos temáticos do evento.

Inscrições para participação com direito à certificado (até 17/11, 18h)