A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizou entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional. O evento foi totalmente presencial, em Goiânia/GOA Universidade Federal de Goiás e seu Programa de Pós-graduação em Filosofia e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás foram as instituições anfitriãs do evento. Estas universidades possuem diversas instalações ao redor da Praça Universitária, onde o encontro foi realizado.

Palco de eventos políticos históricos, manifestações culturais e importantes encontros universitários, a Praça Universitária encontra-se bem próxima ao centro da cidade. Essa região, de fácil acesso ao evento, dispõe de estrutura hoteleira e restaurantes a preços acessíveis. Goiânia encontra-se no centro do país e é uma das capitais brasileiras com menor custo de vida, o que contribuiu para a participação do maior número de congressistas de diferentes regiões do país, principalmente em um momento de hostilidade oficial contra a área de filosofia.

Desde a realização do primeiro Encontro Nacional da Anpof, em Diamantina/MG, em 1984, os encontros da Anpof se consolidaram como os eventos mais importantes da área de filosofia no Brasil e, atualmente, estão entre os maiores do gênero no mundo. Com a contribuição inestimável dos Programas de Pós-graduação afiliados e dos Grupos de Trabalho, os Encontros Nacionais da Anpof reúnem parte expressiva da comunidade filosófica brasileira e ainda participantes internacionais na discussão e na reflexão sobre uma variedade extraordinária de temas.

Além das apresentações das pesquisas dos mais de 2000 participantes esperados, tivemos ainda conferências, minicursos e mesas-redondas sobre o ensino de Filosofia, o centenário da Semana de Arte Moderna, Filosofia brasileira e pensamento autoral, além de democracia e autoritarismo e Filosofia e gênero.


Lista oficial dos trabalhos aprovados neste link

Programação Geral neste link

Gravações de entrevistas, conferências, mesas redondas e comunicações disponíveis nesta playlist no YouTube

Fotos do evento neste link


Comissão organizadora
Profa. Dra. Susana de Castro (UFRJ) | Presidente da Anpof
Prof. Dr. Agnaldo Cuoco Portugal (UnB) | Tesoureiro da Anpof
Prof. Dr. Érico Andrade (UFPE) | Diretor de comunicação da Anpof
Prof. Dr. Adriano Correia (UFG) | Coordenador executivo da comissão organizadora do XIX Encontro Anpof
Prof. Dr. Ricardo Bazilio Dalla Vecchia (Coordenador do PPGFIL-UFG)
Prof. Dr. Anderson de Paula Borges (Diretor da FAFIL/UFG)

Secretaria-geral
Dndo. Samarone Oliveira (Filosofia/UFG) | Secretário da Anpof 

Comunicação
Dra. Nádia Junqueira Ribeiro (Filosofia/Unicamp) | Assessora de comunicação da Anpof | Coordenação Geral da Comunicação do XIX Encontro Anpof
Ma. Giovanna Hagemann Pozzer (Filosofia/PUCRS) | Assessora de comunicação da Anpof | Coordenação de Mídias Sociais do XIX Encontro Anpof


Notícias recentes

Certificados de participação no XIX Encontro Anpof

21/10/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Informamos os certificados de participação no XIX Encontro Anpof estão disponíveis na área do congressista da Galoá.  Em caso de dúvidas, entre (…)

Encontro Anpof é citado em veículos da imprensa local de Goiás

11/10/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Com o início das programações na última segunda-feira, a 19ª edição do Encontro Anpof ganhou destaque nas redes sociais e em veículos de comunica& (…)

Credenciamento no XIX Encontro Anpof

09/10/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Iniciaremos as movimentações do XIX Encontro Anpof na manhã de segunda-feira, no hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC-Goiás, onde o (…)

Feira de livros do XIX Encontro Anpof terá 23 editoras e livrarias

03/10/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A feira de livros do XIX Encontro Anpof será realizada entre os dias 10 e 13 de outubro nos prédio da Faculdade de Educação da UFG e na Escola de Humanidades da PUC-Go (…)

Atividades da Anpof Criança na Pomar acontecem de 10 a 14 de outubro

03/10/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

O XIX Encontro Anpof oferece uma programação voltada para as crianças que estarão acompanhando suas mães e pais em Goiânia. Envolvendo diferentes linguagens e (…)

Programação Geral do XIX Encontro Anpof está disponível para acesso

29/09/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Durante os cinco dias do evento, serão três conferências internacionais, seis mesas-redondas sobre importantes temáticas filosóficas da atualidade e uma plenári (…)

Inscrições abertas para minicursos do V Encontro Anpof Educação Básica

21/09/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Nesta edição serão três minicursos distribuídos ao longo dos dias 11 e 12 de outubro, das 14h às 17h. As inscrições seguirão abertas enqua (…)

Inscrições para os minicursos do XIX Encontro Anpof estão abertas até 22 de setembro

01/09/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A comissão organizadora do XIX Encontro Anpof abre inscrições para os 10 minicursos que acontecerão ao longo desta edição do evento, que será realizada (…)

Anpof divulga programação provisória de Grupos de Trabalho e Sessões Temáticas do XIX Encontro Anpof

25/08/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Está disponível a programação provisória dos Grupos de Trabalhos da Anpof e das Sessões Temáticas do XIX Encontro Nacional da Anpof, que acontece entre (…)

Programação do V Encontro Nacional Anpof Educação Básica está disponível para acesso

23/08/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A programação do V Encontro Nacional Anpof Educação Básica está disponível. O evento acontecerá durante o XIX Encontro Anpof, entre os dias 10 a (…)

Prazo da chamada para lançamento de livros é prorrogado até 31 de agosto

22/08/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Devido à grande procura, foi prorrogado até o dia 31 de agosto o prazo de cadastro dos livros que serão lançados na programação do XIX Encontro Anpof. Os (…)

ANPOF publica chamada para interessadas(os) em serviço de creches e atividades infantis no XIX Encontro Anpof

05/08/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Durante o XIX Encontro Nacional da ANPOF, de 10 a 14 de outubro, será oferecido um serviço de creche para crianças a partir dos 2 anos. Já no dia 12 de outubro, dia das cri (…)

ANPOF publica chamada para participação de editoras e livrarias na feira de livros do XIX Encontro Anpof

26/07/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Está aberto o período de envio de solicitações para participação na Feira de Livros do XIX Encontro Anpof. A exposição será montada nos p (…)

ANPOF publica chamada para lançamento de livros no XIX Encontro Anpof

15/07/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

O edital da chamada para lançamento de livros no XIX Encontro Anpof está disponível para acesso neste link. Os interessados deverão enviar os dados solicitados pelo fo (…)

Inscrições para o V Encontro ANPOF Educação Básica são prorrogadas até 25 de julho

12/07/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Submissões de textos para o V Encontro ANPOF Educação Básica foram prorrogadas até o dia 25 de julho. A participação nesta edição do even (…)

Lista oficial dos trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof está disponível para acesso

11/07/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Acesse a lista dos trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof neste link. As cartas de aceite também estão disponíveis para download no sistema de inscriçõe (…)

Lista preliminar dos trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof está disponível para acesso

17/06/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A lista preliminar dos trabalhos aprovados no XIX Encontro Anpof está disponível neste link. Foram quase 2000 trabalhos inscritos e alguns GTs ainda não conclu&iacu (…)

Prorrogação do prazo de submissões para o XIX Encontro Anpof

16/05/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Inscrições prorrogadas, mesa redonda sobre Modernismo e Filosofia e novo Podcast Anpof sobre Ensino de Filosofia As inscrições e submissões para o XIX Encontro Na (…)

Estão abertas as inscrições para o XIX Encontro Nacional da Anpof

09/03/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscri&ccedi (…)

Inscrições para o XIX Encontro Nacional da Anpof estarão abertas a partir do dia 10 de março

03/03/2022 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 10 e 14 de outubro de 2022 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscri&ccedi (…)

XIX Encontro Anpof será realizado em Goiânia entre 10 e 14 de outubro de 2022

11/11/2021 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A diretoria da Anpof deliberou pela realização do próximo encontro Anpof em Goiânia, entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022. O evento, que estava previsto para acontecer n (…)

NOVO ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE

26/04/2021 • XIX Encontro Nacional da Anpof

NOVO ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE Logo após o resultado das eleições para a direção da ANPOF, ainda em 2020, ab (…)

ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

30/06/2020 • XIX Encontro Nacional da Anpof

A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandem (…)

INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

01/06/2020 • XIX Encontro Nacional da Anpof

Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da (…)

Notícia sobre prorrogação do prazo de inscrições para o XIX Encontro

27/04/2020 • XIX Encontro Nacional da Anpof

  XIX Encontro Nacional da ANPOF XIX Encontro Nacional da ANPOF Prazo de submissão de trabalhos prorrogado A ANPOF realizará de 19 a 23 de outubro de 2020 seu XIX Encontro (…)

CHAMADA DE INSCRIÇÕES - XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF

27/02/2020 • XIX Encontro Nacional da Anpof

  A ANPOF realizará de 19 a 23 de outubro de 2020 seu XIX Encontro Nacional, em Goiânia/GO. As inscrições para o evento terão início hoje, 28 de fe (…)