Estão abertas as inscrições para o XX Encontro Anpof

06/02/2024 • XX Encontro Nacional da Anpof

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia realizará entre 30 de setembro e 4 de outubro seu XX Encontro Nacional, em Recife/PE. As inscrições para o evento estarão abertas a partir do dia 6 de fevereiro. A data final para submissão de trabalhos é o dia 31 de maio e a data prevista de divulgação da lista de trabalhos selecionados é 14 de junho. As inscrições podem ser feitas aqui.

Caso haja qualquer dúvida, acesse a seção Perguntas e Respostas. Caso sua dúvida não seja sanada, escreva para secretaria@encontro.anpof.org.br. Esta seção será alimentada periodicamente até o final do evento.

Novas formas de submissão

Para o XX Encontro Nacional da Anpof haverá a possibilidade de inscrição em Eixos Temáticos, além dos Grupos de Trabalho. Com isso, não haverá mais a possibilidade de submissão em Sessões Temáticas. Os eixos temáticos são História da Filosofia, Mulheres na Filosofia, Filosofia e decolonialidade, Filosofia e povos originários, Ensino de Filosofia, Filosofia Africana e Afro-brasileira, Filosofia da deficiência, Metafísica, Ética e Política, Lógica, Epistemologia, Filosofia Brasileira, Estética e Filosofia da Arte. “Essa possibilidade de inscrição repete e amplia a experiência bem avaliada do Miniencontro Anpof 40 anos, abrindo nosso encontro para diálogos interdisciplinares e consolidando a presença de temas fundamentais no  XX Encontro Nacional da Anpof”, ressalta a diretoria sobre essa mudança.

Os participantes podem submeter um trabalho em um Eixo Temático e outro em um Grupo de Trabalho (mas não será possível submeter mais de um em cada modalidade). Ainda será possível a apresentação de comunicação online (limitada a 300 participantes) e também de graduadas (os) e graduandas (os) nos eixos temáticos (limitada a 600 estudantes), promovendo a necessária integração entre graduação e pós-graduação. 

Inscrições

Os resumos deverão ter no máximo 2500 caracteres com espaço e terão sua adequação e sua qualidade acadêmica avaliadas por coordenadoras/es de Programas de Pós-graduação em Filosofia e de Grupos de Trabalho da Anpof, além de comissão científica do XX Encontro Nacional da Anpof. As inscrições tidas como padrão pela organização do evento são as comunicações orais. Não obstante, conforme decisão em assembleia da Anpof em 2019, foi incluída também a opção de submissão de pôsteres. Os pagamentos poderão ser feitos por meio de Boletos Bancários ou PIX. Todos os inscritos receberão certificado de participação imediatamente após o término do evento, por meio do próprio sistema de inscrições.

Subsídios

A Comissão Organizadora do XX Encontro Nacional da Anpof realizou o esforço de manter e, em algumas categorias, reduzir o valor das inscrições em relação ao que foi praticado no Encontro de 2022. Foram introduzidas faixas de descontos de 50% para negros e negras, pessoas transgênero, indígenas, gestantes, adotantes ou com crianças de até dois anos e pessoas com deficiência. Ainda há isenção total para quilombolas e pessoas vinculadas ao CadÚnico. 

Tradicionalmente os encontros da Anpof ofereciam hospedagem com valores subsidiados para doutores (as). Nesta política, os valores pagos por pós-graduandos, garantiam parte deste subsídio. Para o XX Encontro Nacional da Anpof, foi adotada uma estratégia diferente. Foram negociados um total de 100 quartos em hotéis de boa qualificação, por valores abaixo das tarifas de balcão, para aqueles que quiserem optar por essa modalidade. 

Recife é uma cidade turística, com alta demanda na rede hoteleira. A comissão organizadora sugere aos participantes que busquem soluções de hospedagem com bastante antecedência, em especial em sites especializados e em modalidades de locação como AirBnb para garantir tarifas mais econômicas. 

Além disso, serão mantidos subsídios para estudantes dos programas que estão classificados como nota 3 na avaliação da CAPES, visando estimular a maior participação discente e o fortalecimento desses programas. Oportunamente serão divulgadas opções de hospedagem para discentes.

O evento vem contando com apoio das agências de fomento e nesta edição também serão apresentados projetos solicitando apoio. Não obstante, o evento é quase integralmente custeado pelo pagamento das inscrições. Por exemplo, no encontro de GoiâniaVitória, apenas 10% do custo total do evento foi coberto por recursos concedidos pelas agências de fomento (CNPq e CAPES).

Dadas as condições cada vez mais precárias na concessão de bolsas e nos recursos dos programas de pós-graduação, a comissão organizadora está empenhada na redução dos custos do evento e conseguiu aumentar os subsídios aos pós-graduandos e reduzir os valores para mestrandos.

Devolução do valor da inscrição

No caso de trabalhos recusados após o pagamento das inscrições, a Anpof devolverá 80% do valor pago pelo pesquisador. O pesquisador poderá também optar por participar do Encontro sem a apresentação de trabalho, sendo devolvido o valor que ultrapassar o preço da inscrição de ouvinte. Nos outros casos de desistência, será devolvido 50% do valor da inscrição. Todas as solicitações de cancelamento/estorno de inscrição serão atendidas desde que encaminhadas até 6 de setembro de 2024. Após este prazo os valores pagos não serão devolvidos.

Veja os valores abaixo:

Saiba mais acessando o site do evento