GT de Filosofia da Neurociência, X-PHI, I.A. e Neuroética

GT de Filosofia da Neurociência, X-PHI, I.A. e Neuroética

MISSÃO DO GT 

A neurociência tem sido uma das áreas de maior progresso em tempos recentes em níveis mundiais. Entretanto, ainda nos falta a compreensão das repercussões éticas, morais e legais de suas descobertas, assim como, do escopo de validade epistemológica das mesmas. A filosofia da neurociência perfaz o papel fundamental de fazer essas considerações profundas sobre os temas acima, estabelecendo critérios éticos e epistemológicos para tal debate. 

 

A FORMAÇÃO DO GT 

A aglutinação de pesquisadores para a formação do GT de Filosofia da Neurociência remonta a XV Encontro da ANPOF (2012) em Curitiba. Cônscios da absurdidade de não haver no Brasil nenhum grupo sistemático de pesquisa que congregasse especialistas em tal área, que já granjeava grande progresso no exterior, pesquisadores principalmente egressos do GT de Filosofia da Mente e Filosofia da Ciência, mas, também, Ética e Teorias da Justiça se uniram em torno da necessidade de sanar essa lacuna. Assim, no XVI Encontro da ANPOF em 2014 (Campos do Jordão), aconteceu o primeiro encontro do GT de Filosofia da Neurociência da ANPOF.

 

A CAMINHADA DO GRUPO E SEUS ENCONTROS 

Em seguida organizamos, o I International Colloquium on Philosophy of Neuroscience/II Encontro do GT de Filosofia da Neurociência da ANPOF, realizado na UFMT em dezembro de 2014, sob a coordenação do Dr. Gabriel Mograbi e do Dr. Leonardo Almada (UFU). Como convidados internacionais dois ícones na área, Georg Northoff (Mind, Brain Imaging and Neuroethics Lab/The Royal’s Institute of Mental Health Research (IMHR)/University of Ottawa), e Bernard Baars (Co-founder & Editor in Chief of the Society for MindBrain Sciences, a former Senior Fellow in Theoretical Neurobiology at The Neurosciences Institute in La Jolla, CA.), além dos mais importantes nomes brasileiros. O encontro, nesta primeira edição, não teve temática definida, mas acabou gravitando em torno dos assuntos do self e da consciência. Em 2016, o GT de Filosofia da Neurociência tem seu terceiro evento no XVI Encontro da ANPOF em Aracaju-SE. No ano seguinte, o quarto encontro do Grupo acontece como parte do X International Principia Symposium da UFSC, em Florianópolis. Ainda em 2017 “II Colóquio de Internacional de Filosofia da Neurociência – Cross-Modal Perception” foi realizado na Unisinos em novembro, com coordenação da Dra. Sofia Inês Albornoz Stein e contou com as presenças do notório filósofo Barry Smith, da University of London, fundador do Centre for the Study of the Senses e com a Dr.ª Abigail Prchal, Catedrática de Neurociência Universidad Nacional de Tucumán e versou sobre o tema da percepção intermodal. O grupo volta a se reunir pela quinta vez no XVII Encontro da ANPOF em Vitória. O III Colóquio Internacional, desta vez, primeiro on-line e, depois, no Rio de Janeiro, representará um salto quantitativo e qualitativo notável, com aumento significativo do número de palestrantes internacionais de renome e maior alcance nacional e internacional.