Encontro do GT - Parnaiba - 2023

26/02/2026 • GT Filosofia e Gênero

Programação:

EIXO 1: Práticas violentas e não violentas de fazer e lecionar filosofia (na universidade e nas escolas)

8h30 O desvelamento de mulheres na ciência e na filosofia como aporte à construção da autonomia… Santiago Pontes Freire Figueiredo.

8h50 Práticas violentas: um novo olhar da mulher, suas histórias, lutas e conquistas. -Maria Gizélia Alves Rodrigues

9h10 Ensino de filosofia, raça e gênero: a produção audiovisual como ferramenta metodológica para ensinar a transgredir. - Ruth Furtado Costa

9h30 Meninas Pesquisadoras, Mulheres Filósofas: experiências de iniciação científica no E. Médio enquanto prática de resistência feminista na escola. Dayane Evellin de Sousa Costa

10h10 "Mas não existem filósofas?" – Fanzinagem Filosófica no ensino defilosofia na Educação Básica - Valéria Cristina Lopes Wilke e Marcelo Santos Feijó

10h30 “Escrevivências filosóficas” a decolonização do pensamento através do protagonismo acadêmico. Carla de Brito Nascimento.

10h50 Fazer Filosofia no Sul Global - Elzahrã Mohamed Radwan Omar Osman.

11h10 Masculinidades e o ensino de filo: o papel da escola na formação de jovens nãoviolentos/as. - Tércio Ramon Almeida Silva

SALA 2 

08h30 Paulo Freire e o ensino da filosofia Autora: Zephora Rodrigues da Silva

09h10 Como as práticas avaliativas processuais das universidades refletem na vida acadêmica dos alunos - Ana Ruth Pereira Padilha.

9h30 Circuito da violência às portas da Universidade. Fernanda Alt Fróes Garcia.

10h10 Educação filosófica no combate à violência de gênero. Felipe Marinho de A.

10h30 Práticas violentas de se trabalhar filosofia no ensino fundamental. Cynthia Maria Miranda Sampaio.

10h50 A precarização da representação histórico-filosófica feminista. Laíssa Santos.

11h10 Leia mulheres: letramento filosófico e escrita de si como caminhos para a construção de uma práxis filosófica não violenta na educação básica. Gigliola Mendes.

EIXO 2: Violências epistêmicas e institucionais (na graduação, pós- graduação, bancas de concurso e na universidade, em geral)

08h30 A importância da filo feminista e decolonial para a construção de um currículo acadêmico equitativo. Yasmin Nobre da Silva.

8h50 A escola como tecnologia de normatização da sexualidade e gênero. Giovani Koerich.

9h10 Vanguardista prudente: a história de Elvira López contra a violência epistêmica de gênero na filo. Thays de Lima Seiffert.

9h30 A filosofia marginal de bell hooks. Francisca Andréa Brito Furtado.

SALA 2

10h10-10h30 - Análise crítica do discurso de decisões judiciais sobre assédio sexual. Rafaela dos Santos Oliveira.

10h30- O relato de si: constelação familiar no judiciário e a reificação de violências de gênero institucionais. Diana Yoshie Takemoto.

10h50 Evasão de mulheres no ensino superior. Valéria Cristina dos Santos Carvalho.

11h10 A necessidade da insurreição de saberes locais frente à dinâmica do

desenvolvimento na terra indígena Rio Pindaré-MA. Augusto Cesar dos Santos.

Palestra - 14 -16h: Epistemologias não hegemônicas e sexualidades dissidentes. Profa. Dra. Susana de Castro (UFRJ) e Profa. Dra. Juliana Ortegosa Aggio (UFBA)

16h - 18h Violência racial-gendrada e branquitude. Profa Ma. Euza Raquel de Sousa (IFRN) e Profa. Dra. Elivanda de Oliveira Silva (UFC)

18h30 - 20h30: Mesa de abertura: Discursos de ódio e distribuição desigual de violência. Solange Costa (organizadora do evento, UESPI), Silvana Ramos (organizadora do último encontro presencial, USP), Alejandra Castillo (UMCE - Chile)

—————————————

Dia 7-11

EIXO 3: Epistemologias não hegemônicas, gênero e sexualidade dissidentes

8h50 Revisitando o conceito de gênero pelo viés da heteronormatividade: a marca incontrornável do feminismo lésbico. Autora: Juliana Ortegosa Aggio

9h30. Monique Wittig e a violência do corpo lésbico Autora: Clara Araúj.o

9h50. Algumas observações sobre a agência queer/cuir. Wagner de Avila Quevedo.

10h10 O sexo em Judith Butler. Autor: Otavio Augusto Almeida de Resende.

10h30 A performatividade de gênero e o habitar na desarmonia: Estratégias corporais subversivas a partir da filos de Judith Butler e da antropologia de Mary Douglas e Victor Turner. Bruna Rodrigues Dias Testi.

10h50- Entre a resistência, a desistência e a reinvenção de gênero: perspectivas à luz de Foucault e Butler. Stefano Dazzi.

11h10 As marcas da violência de gênero em vidas interrompidas. Ana Lívia Durães.

SALA 2 - Mediação: Ilze Zirbel

8:30 - Gênero, Educação e a ampliação da cidadania em De Gouges, Wollstonecraft e Floresta. Maria Eduarda Marinho Freire de Andrade.

8h50. Olympe de Gouges e Mary Wollstonecraft: contribuições para emancipação feminina no século das luzes. Elystefane Nascimento Mendes.

9h10 O caráter sexista presente na razão iluminista: a crítica filosófica de Mary Wollstonecraft. Palloma Valéria Macedo.

9h30 In a Different Voice: um estudo sobre a teoria do desenvolvimento moral feminino. Eduarda Cristrina Espírito Santo de Jesus.

10h10 O Terricídio como perspectiva ética e epistemológica dissidente. Fernando Bagiotto Botton.

10h30 Ecofeminismo em Abya Ayla-Pindorama. Larissa Lunkes de Souza.

10h50 Aporofobia e gênero: a questão das mulheres em situação de refúgio e migração. Autora: Ediane Soares Barbosa

11h10 Feminismos leigos e feminismos religiosos em diálogo: caminhos paralelos que interseccionam entre si. Anna Carletti e Ellen Gomes Passos.

SALA 3:

8h30-8h50 - “Eu sou uma mulher”: as implicações das certezas fulcrais sobre o feminino. Juliany Thainá Tôrres de Lira.

8h50 As masculinidades como problema filosófico e como questão educacional. Autor: Flávio José de Carvalho.

9h10 A dominação simbólica masculina: a desconstrução dos papéis de gênero na sociedade segundo o autor Pierre Bourdieu. Ana Deborah Ferreira de Oliveira.

9h30 Grada Kilomba e a desobediência epistêmica Autora: Luciana da Costa Dias.

10h10 Cosmovisão e cosmopercepção em debate: apontamentos de Oyèrónke?? Oye?wùmí sobre a invenção das mulheres e uma ética cosmoperspectiva Autora: Yasmin Alcantara Galvão Pereira.

10h30 Perspectivas filosóficas sobre o consentimento sexual Autora: Myllana Aguiar da Silva Lourenço.

11h10 Sexualidade em Michel Foucault: a história moldada pelo poder Autora: Marlyson Pereira da Costa.

11h30 A mulher Antígona e o trágico da ação Autor: Aluizio Oliveira de Souza11h50 Por um niilismo de gênero: uma leitura pragmatista sobre o uso de categorias de identidade de gênero. Autor: Fábio Gabriel Tavares Praxedes.

Período vespertino

Violência institucional e na produção de conhecimento acadêmico. Janyne Sattler (UFSC) e Profa. Dra. Príscila Carvalho (UNILA).

16h - 18h Práticas não violentas de fazer e lecionar filosofia nas escolas. Carmelita Felício (UFG), Valéria Wilke (UNIRIO) e Iarle Souza Ferreira (IFG).

18h30 - 20h30: Conferências: Estupro e feminicídio. Cristiane Negreiros Abbud Ayoub (UFABC) e Edna Magalhães do Nascimento (UFPI).

—————————————-

DATA: 08-11

Eixo 4: As interseccionalidades das violências (sexismo, racismo etarismo, capacitismo, especismo, violência anbiental)

8:30 Opressões interseccionais como problema epistemológico. Milena Oliveira Pires.

9h10 Diálogo entre Judith Butler e Michel Foucault: uma visão de racismo e subjetividade dos corpos. Francisco Vinicius Holanda de Oliveira.

09h30 Profilaxia da alienação colonial: implicações do pensamento filosófico de Frantz Fanon para a psicanálise. Guilbert Kallyan da Silva Araújo.

9h50 O corpo e suas interferências no mundo Autor: Claudio Mendes Chagas.

10h30 Descolonizar vênus: ferida colonial, defesa e cura como estratégias sociais. Autora: Raísa Inocêncio Ferreira Lima.

10h50 O ensino da filosofia decolonial como uma proposta de combate ao racismo. Autor: Bruno Ferrera Lima.

11h10 Uma perspectiva feminista decolonial da arte performática de Ana Mendieta. Autora: Daniele Neves do Nascimento.

11h30 Identidade e injustiça social: uma análise da situação das mulheres negras no Brasil a partir de Crenshaw e Lélia González. Rahra Carvalho de Araújo.

Sala 2

8h30-8h50 Bioética feminista e os efeitos dos sistemas de opressão para as questões de saúde das mulheres. Dhayna Tavares Dias e Dhara Tavares Dias. 

8h50 Luta contra opressão em gênero, raça e classe Autora: Simone Borges dos Santos.

9h10 O silêncio da alteridade feminina no território maranhense: uma análise da violência doméstica a partir do pensamento de Emmanuel Levinas. Misael Barbosa.

9h30 A violência capacitista presente na educação. Evellyn Raissa Rodrigues Santo.

10h30 A questão da mulher em Marx: uma crítica ao suicídio, esfera privada e afetos. Autora: Jordânia Araújo

10h50 Filosofia feminina da encantaria pitaguary: travessias para ensino antirracista e antimachista no saberes da etnociência/etnomatemática da aldeia a universidade. Ma Eliene Magalhães da S.

11h10-11h30 As velhas continuam mulheres?: um olhar existencialista e biopolítico sobre a velhice. Roberta Liana Damasceno e Thiago Ayres.

Vespertino - 14 h-16h Parte 1: Violência geracional e capacitismo: Ilze Zirbel (CESUSC) e Profa Dra. Anahi Guedes Melo.

16h - 18h Violência decolonial, animal e ambiental. Tânia Kuhnen. (UFOB) e Eliene Pitaguary (UFC).

18h30 - 20h30: Conferência de encerramento: A força da não violência e os estudos de gênero como práticas de liberdade na obra de Butler. Maria Teresa Santos (Universidade de Évora - Portugal).

Dia 9-11

Eixo 5: A força da não violência ativa: estudos de gênero e interseccionalidade como práticas de liberdade

8h30-8h50 Ética, amor e não-violência: reflexões entre bell hooks e Judith Butler. Autora: Michele Teixeira Bonote.

8h50 A constituição da violência na sociedade contemporânea, segundo Judith Butler. Veronica Calado e Flávio Augusto.

9h10 O corpo como resistência política em Judith Butler. Kananda Vasconcelos Nascimento.

9h30 Cartografia de trans*existências nas redes sociais: influenciadores digitais, trans*ativismo e processos de subjetivação. Maria Alice Alves.

10h10 O antipunitivismo de Angela Davis como uma ética de vida. Annelise Schwarcz.

10h30 Espelho, espelho meu: o teor discursivo no Instagram sobre transição capilar e autoestima. Bianca Sobral Ferndes e Francisca Helen Torres da Silva.

10h50 Por uma educação afrofuturista Autora: Ana Beatriz de Lima Correia.

11h10 Feminismo decolonial: uma perspectiva a partir de María Lugones Autora: Angelis Freitas Ribeiro Silva.

SALA 2:

8h30 Tornar-se mulher: construção da liberdade feminina a masculinidade hegemônica na Filosofia e os estudos de gênero de Simone de Beauvoir. Larissa Fernandez de Andrade Santos.

8h50 As interpelações historiográficas de Nicole Loraux: possibilidades para um método anacrônico na história a partir da reflexibilidade filosófica. Francisco Allysson Alves da Silva.

9h10 Notas epistemológicas sobre o trabalho de cuidado. Anastasia Guidi Itokazu

9h30 Condições de vida do movimento de mulheres camponesas de Riacho de Santana-BA: análise a partir da produção de alimentos com base agroecológica Bárbara Lourena de Sousa Santos Oliveira.

10h10 A escrita de si como um cuidado fundamental na luta política feminista contemporânea: os modos de subjetivação das mulheres em Michel Foucault e nas escrevivências de Conceição Evaristo Autora: Helena Barriga Mutran Klöppel.

10h30 A liberdade no jogo das relações de poder em Michel Foucault. Antonio José Carlos da Silva.

10h50 Política e violência em Éric Weil e Hannah Arendt. Mirela Rosa Piancó Coutinho.

Dia 9-11 Miniauditório da UESPI

JORNADA ZAMBRANO

14:00 Razão poética e direito positivo em Antígona. Ícaro Araújo Teixeira Honório.

14h20 A violência da condenação platônica da poesia: a crítica de Maria Zambrano ao racionalismo filosófico desde Platão. Autor: Tales Pinto da Silva.

14h40 A construção filosófica de Zambrano sobre “La tumba de Antígona” Autora: Daniela Sousa da Rocha.

15h00 Razón poética de María Zambrano: reflexión política de Antígona y el expresionismo. Jelba Erlinda Brooks Asencio.

15h40 A poesia no umbral e a violência da renúncia ascética na filosofia: algumas considerações sobre a poética em María Zambrano. Doriane de Araújo Chaves.

SALA 2

16:00 Exilar e matar: elementos para pensar a vulnerabilização do outro em “ La tumba de Antígona” de Zambrano. Solange Aparecida de Campos Costa.

16h20 A tragédia de Antígona ou ensaio sobre as possibilidades de uma vida quebrada. Felipe Augusto Alves Soares.

16h40 O homem salvador: uma análise do epistemicídio na contemporaneidade Autor: Carlos Hermerson dos Santos Silva.

17h00 Violência sutil pensada a partir do não dito: Paul Ricoeur e María Zambrano Autora: Antonia de Sousa Vieira Soares.