GT Filosofia e Raça

Nos últimos tempos a questão da raça tem ganho um relevo na comunidade filosófica brasileira cada vez mais acentuado. Nas suas mais diferentes modalidades de reflexão o conceito de raça tem se aberto como um prisma complexo de discussões e debates que percorre diferentes pesquisas. Conferir destaque a apenas alguma delas seria não perceber que a sua diversidade é um dos seus maiores legados. Com vista a isso consideramos importante fundar um GT de Filosofia e Raça, não para achatar as discussões num só plano, mas para as fazer ocupar um importante espaço institucional ainda carente da presença de pessoas negras e indígenas, e de pessoas comprometidas com as discussões filosóficas a respeito de raça.

Num país como o Brasil, com um passado colonial escravocrata, a questão da raça é central. De alguma forma, a ausência desse termo nos GTs da ANPOF demonstra muito de como a filosofia no Brasil foi feita e a sua proeminente discussão hoje demonstra que não há mais espaço para uma ausência como essa. Com essa compreensão propomos o GT Filosofia e Raça não tanto para fomentar o debate, que já vem sendo feito com extrema qualidade por diversas pessoas e em diferentes áreas, mas para firmar institucionalmente a raça como um tema central na comunidade filosófica brasileira.

É nesse contexto que o GT Filosofia e Raça está sendo criado para a reunião da diversidade da produção sobre o tema num mesmo espaço de diálogo institucional. O nosso grupo, na figura das pessoas que o compõem, tem feito e participado de inúmeros eventos com foco na temática da raça, mas acreditamos que essas discussões poderão ser consolidas institucionalmente e paulatinamente com a criação do GT na forma de eventos conjuntos.