GT Filosofia Francesa Contemporânea

O GT de Filosofia Francesa Contemporânea foi criado em 2002. Desde então, reúne pesquisadores de todo o país, possibilitando a troca e a ampliação do desenvolvimento das pesquisas nessa área através do debate direto entre seus membros. Além de outras atividades, o GT realiza pelo menos um grande encontro a cada ano: na ANPOF nos anos pares; e em diversas universidades brasileiras nos anos ímpares.

Em 2023, o GT organizou o XI Encontro na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, em ambiente virtual Alguns dos trabalhos apresentados no evento foram selecionados para compor o dossiê “Vida, arte e pensamento: perspectivas da filosofia francesa contemporânea”, que será publicado em dois volumes pela Revista Ipseitas (UFSCar) e pela Revista Ética e filosofia política (UFJF), respectivamente. Também nesse encontro, os professores Franklin Leopoldo e Silva e Carlos Alberto Ribeiro de Moura foram designados como membros eméritos do GT.

As edições anteriores do Encontro ocorreram na UFF (Universidade Federal Fluminense) e na UFU (Universidade Federal de Uberlândia); na UEM (Universidade Estadual de Maringá); na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos); na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo); na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo); na UFPR (Universidade Federal do Paraná); na USJT (Universidade São Judas Tadeu) e na USP (Universidade de São Paulo).

O GT de Filosofia Francesa Contemporânea têm se destacado devido à sua inserção internacional: a participação de pesquisadores franceses nesses encontros tem possibilitado um intercâmbio bastante profícuo entre Brasil e França. Nesse sentido, além da troca através dos debates e dos já tradicionais estágios de alunos e professores em universidades francesas, temos tido várias contribuições de professores franceses em nossas revistas especializadas.

O GT de Filosofia Francesa Contemporânea conta com pesquisadores que investigam principalmente questões relativas à história da filosofia contemporânea, estética, ética e epistemologia em diversos filósofos franceses contemporâneos tais como Henri Bergson, Maurice Merleau-Ponty, Jean-Paul Sartre, Gilles Deleuze, Paul Ricoeur, Albert Camus, Michel Foucault, Georges Canguilhem e Georges Bataille (para apenas citar alguns).

Contato: gtfilosofiafrancesa@gmail.com

Site: https://gtfilosofiafrancesa.wixsite.com/gtfilosofiafrancesa