GT Rousseau e o Iluminismo

O GT Rousseau e o Iluminismo da Anpof constituiu-se por iniciativa de pesquisadores interessados em criar um espaço comum para a discussão, desenvolvimento e divulgação de pesquisas sobre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O GT conta com a participação de especialistas provenientes de diversas Universidades brasileiras, dotando-o de um traço caracteristicamente interinstitucional. As diversas vertentes da obra de Rousseau abrangem temas que são apresentados em suas implicações filosóficas, políticas, literárias e pedagógicas.

O pensamento do filósofo genebrino não constitui o assunto exclusivo das investigações, mas atua antes como referência comum e intersecção dos interesses e estudos dos pesquisadores. Trata-se de dar conta do caráter multifacetado do pensamento de Rousseau, observando-se a originalidade e impacto de suas ideias nas reflexões sobre a moral, a política e a sociedade; sua influência na apreciação crítica da literatura, teatro e música; suas inovadoras concepções e propostas na área de educação e formação; seu diagnóstico dos problemas trazidos pelo Iluminismo e pelo progresso das ciências e da tecnologia; as análises sobre a religião e temas presentes nos debates atuais: as relações internacionais e o meio ambiente.

Questões dessa magnitude e generalidade dão naturalmente ensejo à investigações comparativas com outros autores e movimentos. A ancoragem em Rousseau assegura, entretanto, uma unidade a essas investigações e, principalmente, estimula uma visão de conjunto atenta às complexas relações entre esses temas, relações que o pensamento de Rousseau articula e integra de forma exemplar.