AGENDA ANPOF
  • EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ANPOF -

    GESTÃO 2021-2022

    Pelopresenteedital,fica a comunidade representada pelaANPOFASSOCIAÇÃONACIONALDEPÓS-GRADUAÇÃOEMFILOSOFIAconvocadaparainscriçãodechapasqueconcorrerãoàseleiçõespara anovaDiretoriadaANPOF(Gestão2021/2022),deacordocomasnormasprevistasnoEstatuto da ANPOF (http://www.anpof.org/portal/images/Documentos/Estatuto_Social_-_ANPOF_2013.pdf) e o disposto no presente edital.

    LEIA MAIS

  • DIVULGADOS TRABALHOS INDICADOS AO PRÊMIO ANPOF E PRÊMIO FILÓSOFAS

    Teses e dissertações em Filosofia têm a possibilidade de serem reconhecidas por meio de dois prêmios da área, neste ano: o prêmio Anpof e, pela primeira vez, o prêmio Filósofas. A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia recebeu indicação de 27 dissertações e 17 teses defendidas em 2020. Em um trabalho de parceria, a Anpof e a Rede Brasileira de Mulheres Filósofas lançaram o Prêmio Filósofas neste ano, que recebeu indicação de 33 dissertações e 18 teses de mulheres defendidas entre 2017 e 2020. Todos os trabalhos foram indicados pelas coordenações dos Programas de Pós-graduação em Filosofia associados.

    LEIA MAIS

  • EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

    É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma grande oportunidade para prestigiarmos nossos melhores trabalhos acadêmicos e divulgarmos nossa produção filosófica.

    LEIA MAIS

  • PRÊMIO FILÓSOFAS

    Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) tornam pública a edição 2020 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 2017 e 2020. 

    LEIA MAIS

  • ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

    A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandemia do novo coronavírus.

    LEIA MAIS

  • INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES SUSPENSAS E CONSULTA À COMUNIDADE SOBRE O XIX ENCONTRO ANPOF

    Considerando os desdobramentos da pandemia em nosso país e o cenário de dificuldades nos países que já passaram pelo momento crítico da COVID-19, a diretoria da Anpof e a comissão organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF definiram por suspender a partir de hoje as inscrições e as submissões para o encontro e consultar a comunidade sobre os encaminhamentos futuros.

    LEIA MAIS

  • NOTA - XIX ENCONTRO ANPOF E A PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS 

    Estamos acompanhando com profunda atenção os desdobramentos da pandemia provocada pelo coronavírus em nosso país. Os eventos acadêmicos previstos para o 1º semestre têm se mostrado inviáveis, considerando as previsões das autoridades competentes e os acontecimentos nos países onde a pandemia encontra-se em seu ápice como a Itália, e em declínio, como a China. Hoje mesmo foi suspensa a 72ª Reunião Anual da SBPC, prevista para ocorrer entre 12 e 18 de julho na UFRN, em Natal.

    LEIA MAIS

  • APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO DO XVIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF

    O XVIII Encontro Nacional da ANPOF foi realizado em outubro de 2018 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória/ES, e contou com mais de 2 mil participantes com suas respectivas apresentações de pesquisa, tanto nos Grupos de Trabalho da ANPOF quanto em Sessões Temáticas.

    LEIA MAIS

banner quadrado periodicos 2019 E
 
BANNER FORUM-HOME3
 
03 COLUNA
CLIPPING ANPOF
msc-gt

face      YOUTUBE ANPOF

rss      twiiter

QUADRANTI rivista internazionale di filosofia contemporanea

quadranti

Filosofia de la Técnica: tensiones éticas, políticas y ontológicas
[ Orgs : Eládio C. P. Craia y Rossano Pecoraro ]
Site: www.rivistaquadranti.eu

SUMARIO
p. 3 / Eládio C. P. Craia y Rossano Pecoraro – La Técnica en el ágora: repensar nuestro estado de cosas (Presentacíon).
p. 6 / Gilbert Hottois – L’amélioration transhumaniste: une question métaphysique et théologique ou éthique, sociale et politique.
p. 18 / Jean-Yves Goffi – L'Éthique transhumaniste.
p. 37 / Ricardo Espinoza Lolas, Patricio Lombardo, Miguel Lobos, Camilo Valdés, Joseph Eaton – Capitalismo global y ese perverso Narciso que llevamos dentro.
p. 48 / Natalia Fischetti – Tecnociencias, interdisciplina y capitalismo complejo con perspectiva latinoamericana: Pablo González Casanova.
p. 75 / Val Dusek – Electronic media in relation to the theories of action of Arendt and Habermas.
p. 91 / Pascal Chabot – Les sens du système.
p. 112 / Román Domínguez Jiménez – Tecno-estética y catástrofe gestual en la era de los dispositivos personales.
p. 124 / Vincenzo Cuomo – Meccanismi antropogenici messi a nudo. La questione ecologica all’epoca del Ge-stell.
p. 143 / Pablo Esteban Rodríguez – Sobre una biología llamada sintética. Entre la ciencia y el arte, entre la técnica y la epistemología.
p. 169 / Jan Kyrre Berg Olsen Friis – Tacitly thinking.
p. 189 / Albert Borgmann – What Is Technological Literacy?
p. 197 / Javier Blanco y Agustín Berti – No hay hardware sin software: Crítica del dualismo digital.
p. 215 / Darío Sandrone – La especificidad del objeto industrial y la ontología de los objetos técnicos: acerca de los enfoques semánticos y sintácticos de la tecnología.
p. 243 / Eladio C. P. Craia y Francisco Luis Giraldo-Gutiérrez – La técnica entre dos ontologías.
p. 261 / Giovanni Carrozzini – Sul ruolo etico e politico della progettazione tecnica a partire da Simondon e Norman.
p. 286 / Andrés Vaccari – Aporías transhumanistas: Ideologías de la tecnología en el proyecto del auto-diseño humano.

FaLang translation system by Faboba